Meteorologia

  • 09 MAIO 2021
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 20º

Edição

Associações pedem produtos de higiene e limpeza a granel em manifesto

Cinco associações lançam hoje um manifesto a desafiar os retalhistas a disponibilizarem produtos de limpeza e higiene pessoal a granel, o que permite reutilizar embalagens enchendo-as nas lojas.

Associações pedem produtos de higiene e limpeza a granel em manifesto
Notícias ao Minuto

06:53 - 21/04/21 por Lusa

País Ambiente

Chamado de Manifesto Refil, o desafio é assinado pelas associações ANP/WWF (ambientalista) Sciaena (promoção de um ambiente marinho saudável, Zero (ambientalista), linked.Green (promoção de embalagens sustentáveis) e Deco (defesa do consumidor), e surge a propósito do Dia Mundial da Terra, que se assinala na quinta-feira.

As organizações notam, em comunicado, que já está previsto o comércio de bebidas em embalagens reutilizáveis e de produtos a granel, mas acrescentam que os consumidores não têm no mercado ainda a possibilidade de fazer determinadas compras assim, sendo obrigados a comprar produtos de limpeza e higiene em embalagens.

"Num inquérito recente desenvolvido em Portugal concluiu-se que mais de 70% dos consumidores estão disponíveis para reutilizar embalagens de produtos como champôs, gel de banho e detergentes, como estratégia para reduzir a poluição por plásticos", dizem as organizações no comunicado.

As cinco organizações lançam hoje publicamente o manifesto, através da rede social Facebook, e convidam os cidadãos a assiná-lo, exigindo "o seu direito a reduzir".

Leia Também: Angola vai passar a importar a granel de produtos da cesta básica

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2021 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório