Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

Cabeceiras de Basto faz "testagem massiva" no pré-escolar e ensino básico

A câmara de Cabeceiras de Basto vai fazer uma "testagem massiva de todas as crianças" do pré-escolar, 1º, 2º e 3º ciclos para despistar infeções pelo novo coronavírus, abrangendo cerca de 1300 crianças e jovens, anunciou hoje a autarquia.

Cabeceiras de Basto faz "testagem massiva" no pré-escolar e ensino básico
Notícias ao Minuto

17:19 - 20/04/21 por Lusa

País Covid-19

Em comunicado enviado à Lusa, aquela câmara do distrito de Braga explica que a medida surge depois de terem sido confirmados casos positivos entre alunos das escolas do concelho, levando ao isolamento de alunos e professores.

A Lusa tentou, junto das autoridades de Saúde locais e junto de fonte da Administração Regional de Saúde do Norte, saber qual o número de crianças infetadas pelo novo coronavírus detetado e quantas pessoas estão em isolamento, mas até ao momento não foi possível obter esses dados.

A testagem, realizada "ainda esta semana", será feita nas escolas e jardins-de-infância do concelho em "perfeita articulação" com as entidades de saúde locais, o Agrupamento de Escolas e com o acompanhamento operacional permanente da Proteção Civil Municipal, de acordo com a Câmara.

A Direção Geral de Saúde (DGS) reforçou junto das escolas e delegados de saúde as medidas de vigilância sobre a circulação de novas variantes de covid-19 e a deteção de surtos nas escolas, que incluem a suspensão de atividades.

Segundo uma "Determinação da Autoridade de Saúde Nacional", a que a agência Lusa teve acesso, caso seja detetado um caso positivo numa turma deve ser determinada, "de imediato e preventivamente" pela autoridade de saúde local "a suspensão de atividades da turma, para salvaguarda da saúde pública", enquanto se aguardam os resultados laboratoriais dos testes moleculares (PCR).

Perante a existência de outros casos confirmados, deve ser ponderado de imediato, o encerramento de mais turmas ou de toda a escola, adianta.

A autoridade de saúde local deve também determinar o isolamento profilático dos contactos com exposição de alto risco ao caso confirmado de infeção por SARS-CoV-2, bem como dos grupos populacionais em risco identificados aquando da investigação epidemiológica e da avaliação do risco efetuada.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 3.031.441 mortos no mundo, resultantes de mais de 141,9 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 16.951 pessoas dos 831.645 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Leia Também: Recolhidas 54 toneladas de resíduos em lixeiras clandestinas desde janeiro

Recomendados para si

;
Campo obrigatório