Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Polícia Judiciária faz buscas na Câmara Municipal de Lisboa

Em causa estarão obras e empreitadas do tempo da vereação de Manuel Salgado.

Polícia Judiciária faz buscas na Câmara Municipal de Lisboa
Notícias ao Minuto

13:57 - 20/04/21 por Notícias ao Minuto

País Polícia Judiciária

A Polícia Judiciária está a fazer buscas, esta terça-feira, na Câmara Municipal de Lisboa, avançou a SIC Notícias. Estas estão relacionadas com obras e empreitadas do tempo da vereação de Manuel Salgado, acrescenta a RTP.

A autarquia confirmou a informação, referindo, numa nota enviada às redações, que a Polícia Judiciária, "a pedido do DIAP", realizou hoje buscas nas instalações da autarquia no Campo Grande e Paços do Concelho.

A Câmara de Lisboa refere que estas buscas resultaram "de várias denúncias, incluindo participação ao Ministério Público pelo próprio Município na empreitada na Segunda Circular cancelada pela autarquia, a processos urbanísticos (Hospital da Luz, Torre  da Av. Fontes Pereira de Melo, Petrogal, Plano de Pormenor da Matinha, Praça das Flores, Operação Integrada de Entrecampos, Edifício Continente, Twin Towers, Convento do Beato), e empreitadas: Segunda Circular,  São Pedro de Alcântara e Piscina Penha de França".

Refere na mesma nota a autarquia que "tanto a empreitada anulada pelo Município na Segunda Circular, como a Torre de Picoas e Hospital da Luz, já tinha sido adiantado ao jornal Público, pela Procuradoria-Geral da República (PGR), estarem a ser alvo de investigação, a 18 de julho de 2017".

Sendo que, "as diligências hoje efetuadas são as primeiras que a Câmara tem conhecimento sobre estes processos", esclarece o município, garantindo que "facultou toda a documentação e prestou toda a colaboração ao Ministério Público e PJ".

Em 2017, recorde-se, o vereador com o pelouro do Urbanismo da Câmara de Lisboa era Manuel Salgado, que pediu demissão do cargo dois anos depois, tendo sido substituído por Ricardo Veludo.

Manuel Salgado foi vereador entre 2007 e 2019, lembra a agência Lusa.

Operação Olissipus realizou buscas em Lisboa, Sintra, Cascais, Caldas da Rainha e Alvor

A Polícia Judiciária (PJ) esclareceu, em comunicado enviado às redações, que, "através da Unidade Nacional de Combate à Corrupção, com o apoio da Unidade de Perícia Tecnológica e Informática, juntamente com Magistrados do Ministério Público", executou esta terça-feira "28 mandados de busca, dez buscas domiciliárias e 18 não domiciliárias, visando a recolha de documentação relacionada com suspeitas de práticas criminosas, sob investigação".

Operação Olissipus abrangeu além de Lisboa, "Sintra, Cascais, Caldas da Rainha e Alvor", e nela participaram "seis magistrados do Ministério Público e 90 inspetores e peritos da Polícia Judiciária".

Em causa, informa a PJ, estão "suspeitas da prática de crimes cometidos no exercício de funções públicas, relacionados com a área do urbanismo da Câmara Municipal de Lisboa, nomeadamente, abuso de poder, participação económica em negócio, corrupção, prevaricação, violação de regras urbanísticas e tráfico de influências".

[Notícia atualizada às 15h49]

Leia Também: Quartel no Porto e doca em Lisboa renderam mais de 8 milhões ao Estado

Recomendados para si

;
Campo obrigatório