Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

'Viajar sem Pressa' nas estradas portuguesas entre 20 e 26 de abril

Objetivo é "alertar os condutores para os riscos da condução em excesso de velocidade, sendo esta uma das principais causas dos acidentes nas estradas".

'Viajar sem Pressa' nas estradas portuguesas entre 20 e 26 de abril
Notícias ao Minuto

09:25 - 19/04/21 por Notícias ao Minuto

País Campanha

A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), a Guarda Nacional Republicana (GNR) e a Polícia de Segurança Pública (PSP) lançam amanhã, dia 20 de abril, a Campanha de Segurança Rodoviária 'Viajar sem Pressa', inserida no Plano Nacional de Fiscalização de 2021.

A campanha vai estar nas estradas entre os dias 20 e 26 de abril, é revelado num comunicado conjunto das autoridades, onde se acrescenta que o objetivo é "alertar os condutores para os riscos da condução em excesso de velocidade, sendo esta uma das principais causas dos acidentes nas estradas".

A ANSR, a GNR e a PSP referem ainda que "num atropelamento, a probabilidade de existirem vítimas mortais aumenta em proporção da velocidade". "Se um veículo circular a 30 km/h a probabilidade de atropelar alguém mortalmente é de 10%. Aumentando a velocidade para 50km/h essa probabilidade passará a ser de 80%: uma pequena diferença na velocidade do veículo pode fazer uma grande diferença nas consequências do acidente".

A campanha 'Viajar sem Pressa' integrará "ações de sensibilização da ANSR", "operações de fiscalização, pela GNR e pela PSP, com especial incidência no cumprimento das regras do código da estrada e legislação complementar relativas à velocidade" e ainda "fiscalização 24/24 horas da ANSR através da sua rede de radares (SINCRO)".

As ações de sensibilização ocorrerão em simultâneo com operações de fiscalização nas seguintes localidades:

  • Dia 20 de abril: AE A1, S/N, Km 11.1, Vila Franca de Xira;
  • Dia 21 de abril: Avenida da Régua, Ovar;
  • Dia 22 de abril: EN18, Km 43, Junto ao Viaduto do Tortosendo;
  • Dia 23 de abril: E.N. 372, Km 72, Elvas;
  • Dia 26 de abril: EN118, Km 31.200, Porto Alto.

Leia Também: Mais de 1.280 condutores ficaram sem carta devido à "carta por pontos"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório