Meteorologia

  • 07 MAIO 2021
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

Edição

Apoiantes de juiz manifestam-se sem máscara ou distanciamento na Feira

Na sexta-feira, recorde-se, dez pessoas foram detidas em Lisboa num protesto em favor de Rui Fonseca e Castro.

Apoiantes de juiz manifestam-se sem máscara ou distanciamento na Feira

Foi na página de Facebook 'Habeas Corpus', usada pelo Juiz Rui Fonseca e Castro para divulgar iniciativas e partilhar os seus ideais, que o magistrado anunciou, no passado sábado, uma manifestação junto ao Castelo de Santa Maria da Feira, no distrito de Aveiro. Nas imagens posteriormente publicadas pelo próprio em direto do local - no domingo -, é possível ver um ajuntamento de pessoas sem máscara (obrigatória na via pública em tempos de pandemia) ou distanciamento social

Na 'convocatória' para o protesto, o juiz negacionista da Covid-19 começou por recordar que "foi a partir do Castelo de Santa Maria da Feira que os portucalenses se organizaram em torno do movimento que veio posteriormente a possibilitar a independência de Portugal"

"Se outrora era a liberdade de um povo que estava em jogo face ao domínio de uma potência estrangeira denominada Reino de Leão e Castela, hoje é a liberdade do mesmo povo ameaçada por uma política sistemática de supressão de direitos fundamentais e pela inexistência de uma Justiça independente que puna os corruptos e que nos defenda das arbitrariedades do poder", considerou na mesma nota.

Rui Fonseca e Castro defendeu ainda que "se outrora tal liberdade foi conquistada pela força, hoje a mesma liberdade pode ser conquistada pela demonstração de que somos pessoas normais, pacíficas, trabalhadoras, de que apenas exigimos a devolução da nossa dignidade e dos direitos e liberdades fundamentais que nos foram subtraídos".

Recorde-se que dez pessoas foram detidas, na tarde de sexta-feira, numa manifestação a favor do juiz que se realizou em frente ao Conselho Superior da Magistratura, em Lisboa, onde o magistrado estava a ser ouvido.

Em comunicado, o Comando Metropolitano da Polícia de Segurança Pública (PSP) apontou que houve incumprimento das normas do Estado de Emergência que se encontra em vigor.

O juiz Rui Fonseca e Castro está suspenso preventivamente por incentivar publicamente ao incumprimento das regras adotadas para controlar a evolução da pandemia de Covid-19.  

Leia Também: Dez detidos em manifestação a favor de juiz negacionista em Lisboa 

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2021 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório