Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Dez detidos em manifestação a favor de juiz negacionista em Lisboa

Manifestantes não estariam a usar máscara nem a cumprir o distanciamento social, refere a PSP. A não adequação das medidas prosseguiu de "forma reiterada" apesar da "insistente sensibilização".

Dez detidos em manifestação a favor de juiz negacionista em Lisboa
Notícias ao Minuto

20:09 - 16/04/21 por Notícias ao Minuto

País Lisboa

Dez pessoas foram detidas, na tarde desta sexta-feira, na manifestação a favor do juiz negacionista da Covid-19 Rui Fonseca e Castro que se realizou, a partir das 14 horas, em frente ao Conselho Superior da Magistratura, em Lisboa, onde o magistrado estava a ser ouvido. Em comunicado, o Comando Metropolitano da Polícia de Segurança Pública (PSP) aponta que houve incumprimento das normas do Estado de Emergência que se encontra em vigor.

"Aquando da comunicação da manifestação por parte dos promotores, foram os mesmos notificados que deveriam cumprir com as normas legais em vigor, nomeadamente no que respeita às normas sanitárias impostas pelo Estado de Emergência", pode ler-se na nota da autoridade, que acrescenta ainda que "garantiu a segurança da manifestação e dos respetivos manifestantes, procurando conciliar o direito de manifestação, a liberdade de circulação e a saúde pública."

Contudo, prossegue a PSP, "no início da manifestação foi notório o incumprimento deliberado e generalizado das normas sanitárias por parte dos participantes, em particular, a falta de máscara e o distanciamento físico" que prosseguiu de "forma reiterada" apesar da "insistente sensibilização".

A Polícia de Segurança Pública teve "necessidade de advertir os manifestantes, através de sistema sonoro, para a obrigatoriedade do uso de máscara e cumprimento do distanciamento físico, sob pena de incorrerem em crime de desobediência" e, face à persistência dos comportamentos, acabaram por ser "emanadas novas ordens". 

A autoridade explicita ainda que, passados alguns minutos, "reiterou-se a mesma ordem aos manifestantes, tendo os mesmos persistido naquele comportamento, permanecendo no local sem fazerem uso de máscara ou cumprindo o distanciamento físico".

"Impondo-se a necessidade de fazer cessar os referidos comportamentos de risco foi realizada uma progressão policial, de forma a dispersar os manifestantes, tendo-se procedido à detenção de dez cidadãos por desobediência, resistência à ordem de dispersão e agressão", termina o comunicado. Os detidos foram notificados para comparência na próxima segunda-feira à autoridade judiciária. 

Recorde-se que as cerca de 100 pessoas que se manifestaram junto ao Conselho Superior de Magistratura dispersaram pouco depois das 17h, quando o juiz negacionista da pandemia de Covid-19 saiu do local.

O juiz Rui Fonseca e Castro está suspenso preventivamente por incentivar publicamente ao incumprimento das regras adotadas para controlar a evolução da pandemia de Covid-19.  

[Notícia atualizada às 20h24]

Leia Também: Juiz negacionista desafia Diretor Nacional da PSP para uma "luta de MMA"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório