Meteorologia

  • 17 MAIO 2021
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 25º

Edição

CNA agenda protesto para 14 de junho em defesa de PAC mais justa

A Confederação Nacional da Agricultura (CNA) convocou hoje uma manifestação para 14 de junho, em Lisboa, em defesa de uma Política Agrícola Comum (PAC) mais justa e da concretização do Estatuto da Agricultura Familiar.

CNA agenda protesto para 14 de junho em defesa de PAC mais justa
Notícias ao Minuto

17:05 - 16/04/21 por Lusa

País CNA

Pelas 15h00, cerca de 15 membros da CNA concentraram-se perto da residência oficial do primeiro-ministro, António Costa, em Lisboa, onde anunciaram o protesto e as suas principais reivindicações.

"No dia 14 de junho, a Confederação Nacional da Agricultura, alicerçada nas principais reivindicações dos pequenos e médios agricultores, estará presente com um protesto e com as nossas propostas para que efetivamente haja uma PAC mais justa", afirmou, em declarações à Lusa, Laura Tarrafa da direção da CNA.

Este protesto vai assim coincidir com a reunião informal dos ministros da Agricultura da União Europeia para que as reivindicações dos agricultores portugueses cheguem aos restantes Estados-membros.

A CNA, que acusa a ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, de "querer brilhar" com a conclusão da reforma da PAC durante a presidência portuguesa do Conselho da União Europeia, vincou que o que interessa é o conteúdo desta política, que disse, sobretudo, apoiar a concentração de terra.

"O caminho que esta PAC está a seguir é, cada vez menos, o dos pagamentos às produções. A PAC serve, essencialmente, para apoiar quem produz alimentos e não pode ser desvirtuada", defendeu Laura Tarrafa.

Já sobre o Estatuto da Agricultura Familiar, a CNA lamentou que o mesmo permaneça por concretizar e que o primeiro-ministro se recuse receber a confederação, remetendo as negociações para o Ministério da Agricultura.

Porém, os agricultores sublinharam que a concretização deste estatuto envolve cerca de 10 ministérios, reiterando a necessidade de intervenção do primeiro-ministro.

Neste sentido, a CNA garantiu que vai continuar a avançar com diferentes formas de luta até que as exigências dos pequenos e médios agricultores sejam acatadas.

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2021 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório