Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Ainda tem (estes nove) cuidados essenciais para se proteger da Covid?

Direção-Geral da Saúde recordou os passos que tem mesmo de continuar a executar no seu dia a dia para se manter protegido de uma infeção pelo novo coronavírus. Ainda se recorda de todos?

Ainda tem (estes nove) cuidados essenciais para se proteger da Covid?
Notícias ao Minuto

22:14 - 15/04/21 por Notícias ao Minuto

País Covid-19

A Covid-19 já faz parte das nossas vidas há mais de um ano e é este (também) o período de tempo em que as autoridades de Saúde têm disponibilizado todas as informações acerca da pandemia para que nos mantenhamos seguros. Mas, ainda sabe tudo o que é necessário fazer? 

Em jeito de resumo, a Direção-Geral da Saúde (DGS) publicou, esta quinta-feira, no Facebook, um esquema em que recorda todas as principais medidas de combate ao novo coronavírus. Lembra-se, por exemplo, que deve ventilar naturalmente os espaços? E com que sintomas deve contactar a Linha SNS24? 

São nove os conselhos práticos e fundamentais: higiene das mãos, distanciamento físico, redução de contactos, limpeza de superfícies, ventilação dos espaços, uso de máscara, etiqueta respiratória, contactar a Linha SNS24 em caso de sintomas e ficar em casa se tiver sintomas.

Vejamos em pormenor: 

  1. Higiene das mãos - "Lave frequentemente as mãos com água e sabão ou use uma solução à base de álcool"; 
  2. Distanciamento físico - "Mantenha a distância de 1,5 a 2 metros das outras pessoas"; 
  3. Redução de Contactos - "Limite o número de contactos físicos com outras pessoas"; 
  4. Limpeza de superfícies - "Limpe e desinfete as superfícies com frequência"; 
  5. Ventilação dos espaços - "Mantenha os espaços arejados. Opte por ventilação natural"; 
  6. Use máscara
  7. Etiqueta respiratória - "Quando espirrar ou tossir, tape o nariz e a boca com um lenço de papel ou com o braço, mesmo se tiver máscara"; 
  8. Contactar a Linha SNS24 - "Se tiver tosse, febre, dificuldade respiratória ou perda ou diminuição do olfato ou do paladar, contacte a Linha SNS24 pelo número 808 24 24 24"; 
  9. Ficar em casa se tiver sintomas - "Se tiver sintomas, não deve ir trabalhar ou ir à escola e evite sair à rua". 

De lembrar que, esta quinta-feira, o país somou mais 501 casos de Covid-19 e dois mortos, continuando os internamentos a descer. Desde o início da pandemia, o país já registou 16.933 vítimas mortais e 829.358 casos da doença provocada pelo SARS-CoV-2.

Leia Também: AO MINUTO: "Nem prémios nem castigos". País trabalha para evitar 4.ª vaga

Recomendados para si

;
Campo obrigatório