Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

PCP acredita na "possibilidade real" de trocar capitalismo por socialismo

Jerónimo de Sousa assinalou hoje os 150 anos da Comuna de Paris com um discurso de fidelidade ao ideal comunista e definiu a "substituição do capitalismo pelo socialismo" como uma "possibilidade real" para a humanidade no século XXI.

PCP acredita na "possibilidade real" de trocar capitalismo por socialismo
Notícias ao Minuto

20:35 - 15/04/21 por Lusa

País Jerónimo de Sousa

a substituição do capitalismo pelo socialismo que, no século XXI, continua inscrita como uma possibilidade real e como a mais sólida perspetiva de evolução da humanidade", afirmou o secretário-geral do PCP, numa sessão na Voz do Operário, em Lisboa, em que leu durante 20 minutos sem interrupções nem aplausos um discurso de cinco páginas e meia sobre a Comuna de Paris.

Essa substituição do "capitalismo pelo socialismo" pode ocorrer como uma "possibilidade real" num "prazo histórico mais ou menos prolongado, por vias diversificadas e num processo" com as necessárias "redefinições e enriquecimentos de projeto, através da luta de emancipação social e nacional dos trabalhadores e dos povos", disse.

Após os 20 minutos de discurso, os militantes aplaudiram de pé, cantou-se o hino do partido, "Avante, camarada", e o Hino de Portugal, numa sessão com apenas algumas dezenas de participantes, com máscara, respeitando uma distância de segurança devido à epidemia de covid-19, em que a Comuna de Paris foi dada como exemplo precursor de outras revoluções pelo mundo.

Tomando como exemplo a "impetuosa insurreição" da Comuna, que ergueu "a bandeira vermelha de luta do proletariado" em Paris, o líder dos comunistas percorreu a história do comunismo no Mundo, e lembrou como os acontecimentos em França em 1971 tiveram impacto em Portugal, nos anos seguintes.

E elogiou a experiência da União Soviética, que deixou de existir na década de 1990, e dos países da Europa de Leste, apesar dos "atrasos, erros e deformações que conduziram à sua reversibilidade".

A URSS e os países socialistas, afirmou, "colocaram o desenvolvimento económico ao serviço da concretização dos direitos dos seus povos", com a "eliminação do desemprego e da pobreza, a erradicação do analfabetismo", entre outros objetivos.

Ao evocar a Comuna de Paris "e o seu ideal emancipador", Jerónimo de Sousa salientou também "o significado e o alcance da Revolução de Abril em Portugal", uma "conquista pelos trabalhadores e o povo português pela liberdade, dos direitos democráticos".

Leia Também: PS, PSD, PCP e PEV rejeitam projeto para fazer da violação crime público

Recomendados para si

;
Campo obrigatório