Meteorologia

  • 14 MAIO 2021
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 23º

Edição

Ex-gestores do São João pronunciados por difamar Ana Rita Cavaco

Um antigo presidente e três outros ex-administradores do Conselho de Administração do Centro Hospitalar de São João, no Porto, são julgados a partir do dia 26, acusados e pronunciados por difamação à bastonária dos Enfermeiros, Ana Rita Cavaco.

Ex-gestores do São João pronunciados por difamar Ana Rita Cavaco
Notícias ao Minuto

14:59 - 15/04/21 por Lusa

País Justiça

Fonte judicial disse que o julgamento de António Oliveira e Silva, presidente do 'São João' entre 2016 e 2019, e de três vogais da sua administração, vai ocorrer no Juízo Local Criminal do Porto (tribunal do Bolhão), estando também agendadas audiências para os dias 03, 10 e 13 de maio.

Em causa está o conteúdo alegadamente injurioso de um comunicado emitido pela administração de Oliveira e Silva em 07 de julho de 2017, no qual a bastonária da Ordem dos Enfermeiros, Ana Rita Cavaco, era acusada de "mentirosa" e de ter uma "personalidade narcísica a quem os espelhos não mostram a realidade".

Três dias antes, a bastonária escrevera uma carta ao então ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, na qual pedia a demissão da enfermeira-diretora do hospital, alegando que Maria Filomena Cardoso a tentara agredir e que devia ser demitida por alegadamente prejudicar as suas funções no 'São João' por causa de um doutoramento que a levaria a "várias e longas ausências ao serviço".

Um processo criminal autónomo, relativo à suposta agressão, acabou arquivado pelo Ministério Público (MP) numa decisão validada pelo Tribunal de Instrução Criminal (TIC) do Porto.

Mas MP e TIC consideraram que Oliveira e Silva e os seus pares na antiga administração do hospital deveriam ir a julgamento, acusados e pronunciados por difamação agravada à bastonária no comunicado de 07 de julho.

Leia Também: Enfermeiros. Situação na Madeira é "muito melhor" do que no continente

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2021 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório