Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Quase 17 mil cabo-verdianos em Portugal podem votar em 62 mesas de voto

Os 16.868 cabo-verdianos a viver em Portugal e devidamente recenseados vão poder votar em 62 mesas de assembleia de voto, em várias regiões portuguesas, para as eleições legislativas em Cabo Verde, no domingo, foi hoje anunciado.

Quase 17 mil cabo-verdianos em Portugal podem votar em 62 mesas de voto
Notícias ao Minuto

14:42 - 15/04/21 por Lusa

País Cabo Verde/Eleições

Segundo a Embaixada de Cabo Verde em Portugal, estas 62 mesas de assembleia de voto estarão distribuídas pela região de Lisboa e Vale do Tejo, região norte e região sul de Portugal continental e na Região Autónoma dos Açores.

Na região de Lisboa e Vale do Tejo, os cabo-verdianos poderão votar em Agualva, Alfornelos, Amora, Arrentela, Buraca, Barreiro, Carnaxide, Casal de S. Brás, Cova da Piedade, Damaia, Lisboa (Embaixada), Mina, Monte de Caparica, Odivelas, Porto Salvo, Queluz-Monte Abraão, Reboleira, Rio de Mouro, Sacavém, São Domingos de Rana, Setúbal, Unhos, Vale da Amoreira, Vialonga e Zambujal.

Os que optem pela região norte terão assembleias de voto em Aveiro, Braga, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Covilhã, Guarda, Leiria, Mirandela, Porto, e Viana do Castelo, enquanto os da região sul poderão votar em Portalegre, Beja, Évora, Faro, Portimão, Quarteira e Sines.

Na região autónoma dos Açores as mesas de voto estarão a funcionar em Angra do Heroísmo (ilha Terceira), Madalena do Pico (ilha do Pico) e Ponta Delgada (ilha de São Miguel).

Os cidadãos cabo-verdianos devidamente recenseados e acompanhados de identificação poderão votar entre as 08:00 e as 18:00 de domingo.

As eleições legislativas em Cabo Verde elegem em 18 de abril a Assembleia Nacional, composta por 72 deputados eleitos por sufrágio universal, direto, através de círculos eleitorais, em cada ilha e na diáspora, e contam com cerca de 393 mil eleitores.

O país está há cerca de 30 anos profundamente bipartidarizado, entre o Movimento para a Democracia (MpD), que tem atualmente uma maioria absoluta de 40 deputados, e o Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), que soma 29, além dos três eleitos da União Caboverdiana Independente e Democrática (UCID).

Leia Também: Portugal quer mais parcerias com Cabo Verde para mobilidade elétrica

Recomendados para si

;
Campo obrigatório