Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Lisboa quer garantir transporte de táxi para vacinação em todas as fases

A Câmara de Lisboa discute na quinta-feira, em reunião privada do executivo, uma proposta para garantir o transporte de táxi dos munícipes nas próximas fases da vacinação contra a covid-19.

Lisboa quer garantir transporte de táxi para vacinação em todas as fases
Notícias ao Minuto

19:02 - 14/04/21 por Lusa

País Covid-19

Em fevereiro, o município decidiu assegurar o transporte de táxi dos munícipes de Lisboa, com mais de 65 anos, convocados para a vacinação contra a covid-19 "desde a sua residência até ao ponto de vacinação indicado e regresso ao domicílio, transporte esse a ser garantido através da articulação com as Juntas de Freguesia e de protocolos a estabelecer com as organizações representativas do setor táxi", é recordado na proposta.

Agora, com o reforço da capacidade de vacinação e com a abertura de novos centros de vacinação, "é importante assegurar que esta iniciativa possa ser prolongada para as fases posteriores de vacinação e, em função das necessidades verificadas, ajustada à correspondente realidade que se verifique em cada momento", defende a Câmara no documento que vai a votos na quinta-feira.

A proposta, assinada pelo vereador Miguel Gaspar (PS), refere que as principais organizações representativas do setor do táxi na capital (Federação Portuguesa do Táxi e ANTRAL) manifestaram disponibilidade para "operacionalizar o transporte para vacinação, em articulação com a Câmara Municipal de Lisboa, os Centros de Vacinação, as Juntas de Freguesia e as Centrais que efetuam despacho de veículos de transporte em táxi licenciados pelo município de Lisboa".

A Câmara de Lisboa delibera, assim, aprovar a atribuição de apoios financeiros, no valor global de 60 mil euros, "para garantirem o transporte em táxi de munícipes de Lisboa, no âmbito da campanha de vacinação contra a covid-19".

Estas organizações ficam obrigadas a assegurar que "a totalidade da verba recebida é afeta exclusivamente à aquisição dos referidos serviços de transporte, sem remuneração adicional das centrais de despacho ou das organizações parceiras".

A proposta estabelece também que, "em função das necessidades verificadas, a presente iniciativa possa ser prolongada a fases posteriores de vacinação" contemplando "reforços financeiros que se venham a revelar necessários".

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.961.387 mortos no mundo, resultantes de mais de 137,4 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 16.931 pessoas dos 828.857 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório