Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

EUROPOL. Três detidos em Coimbra por pesca ilegal de 60 quilos de meixão

Grande operação internacional contou com 170 elementos.

EUROPOL. Três detidos em Coimbra por pesca ilegal de 60 quilos de meixão
Notícias ao Minuto

07:40 - 14/04/21 por Notícias ao Minuto

País Coimbra

A GNR deteve três homens, na passada segunda-feira, em Coimbra, por captura e posse ilegal de meixão.

A detenção dos três suspeitos, com idades compreendidas entre os 27 e os 59 anos, faz parte da grande operação internacional de combate à criminalidade contra a natureza e o ambiente internacional, ‘Lake’, da EUROPOL.

Num comunicado enviado ao Notícias ao Minuto, a GNR revela que a operação envolveu mais de 170 elementos e teve lugar nos concelhos de Montemor-o-Velho, Figueira da Foz e Soure. Durante a mesma foram realizadas 28 buscas, 14 domiciliárias e 14 em embarcações, veículos e anexos.

A investigação decorria há um ano. Durante esse tempo, os militares da GNR apuraram que os suspeitos capturavam o meixão e, posteriormente, metiam-no em tanques com oxigenação, controlo de temperatura e refrigeração para o preservar.

Assim, além dos 60 quilos de meixão vivo e congelado, foram também apreendidas diversas artes de pesca e equipamentos para conservação, transporte e comercialização, entre as quais 21 redes de meixão, três embarcações, um veículo, mais de mil euros em dinheiro, 27 telemóveis, nove computadores, duas câmaras de filmar, uma carabina e uma arma branca.

Além dos três detidos, foram também constituídos arguidos três homens, com idades compreendidas entre os 43 e os 51 anos, pelo mesmo tipo de crime.

Os factos foram agora remetidos ao Tribunal da Figueira da Foz. E o meixão vivo devolvido ao seu habitar natural.

Recorde-se que a enguia europeia, que na sua fase de larvar é conhecida por meixão, é uma espécie considerada em perigo de extinção e que tem sofrido grande redução devido à pesca ilegal.

Leia Também: Mais de uma tonelada de fogo de artifício apreendida nos Açores

Recomendados para si

;
Campo obrigatório