Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Moura prevê fazer 600 testes para detetar cadeias de transmissão

Cerca de 600 testes à covid-19 deverão ser feitos, entre terça e quinta-feira, em Moura, no distrito de Beja, para identificar possíveis cadeias de transmissão do novo coronavírus no concelho, disse hoje o coordenador da proteção civil municipal.

Moura prevê fazer 600 testes para detetar cadeias de transmissão
Notícias ao Minuto

18:44 - 12/04/21 por Lusa

País Covid-19

Em declarações à agência Lusa, o responsável previu a realização de 200 testes por dia, num total de 600 nos três dias da operação, indicando que "qualquer pessoa do concelho pode inscrever-se" para fazer o diagnóstico.

"O objetivo é identificar possíveis cadeias de transmissão que possam não estar identificadas", uma vez que "todos os casos" ativos no concelho "são de cadeias de transmissão conhecidas e isoladas", frisou.

Segundo o coordenador do Serviço Municipal de Proteção Civil de Moura, Diogo Saraiva, o concelho tinha, no domingo, 30 casos ativos de covid-19.

Esta "testagem em larga escala" ao novo coronavírus SARS-CoV-2 que provoca a doença da covid-19 foi divulgada, em comunicado, pela Câmara de Moura, que promove a sua realização em parceria com a Cruz Vermelha Portuguesa (CVP).

De acordo com o município, trata-se de "uma testagem voluntária" e dirigida aos habitantes no concelho, que, para participarem, devem inscrever-se na plataforma digital da CVP em testescovidcvp.pt.

A testagem vai decorrer, entre terça e quinta-feira, no pavilhão desportivo da Escola Secundária de Moura.

O boletim epidemiológico de sexta-feira da Direção-Geral de Saúde mostra que Moura integrava o grupo de concelhos que estavam acima do limiar de risco de incidência da covid-19, registando um acumulado, nos últimos 14 dias, de mais de 459 casos por cada 100 mil habitantes.

Na semana passada, em declarações à Lusa, o autarca de Moura considerou "injusta" para os municípios mais pequenos a fórmula de cálculo da taxa de incidência de covid-19 que determina quais os concelhos que avançam para a próxima fase de desconfinamento.

O presidente do município, Álvaro Azedo mostrou-se então confiante de que as autoridades nacionais irão ter em consideração o problema dos municípios com uma densidade populacional mais reduzida, para os quais "a fórmula de cálculo não é favorável".

"No período de 17 a 30 de março, fruto destas situações todas, tivemos 65 novos casos, o que nos deu uma incidência de 473 [474 casos por 100 mil habitantes de acordo com os dados oficiais]. Mas, também foi nesse período que tivemos 47 pessoas recuperadas e isto não conta para a fórmula de cálculo. Isto prejudica os municípios mais pequenos, com menos população", afirmou na altura.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.937.355 mortos no mundo, resultantes de mais de 135,9 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 16.918 pessoas dos 827.765 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Leia Também: AO MINUTO: "Pandemia está longe de acabar"; Quase 10 mil casos em Itália

Recomendados para si

;
Campo obrigatório