Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

ZERO pede cidades livres de automóveis a combustão até 2030

Estudo feito a nível europeu conclui que "dois em cada três habitantes apoia o fim da comercialização de veículos a combustão até 2030". A associação Zero, que se diz "seriamente preocupada com o regresso de automóveis aos centros das cidades", apela a que os decisores políticos sejam ambiciosos na adoção de políticas que vão ao encontro destes resultados.

ZERO pede cidades livres de automóveis a combustão até 2030
Notícias ao Minuto

16:29 - 12/04/21 por Melissa Lopes

País Ambiente

Assinalando o Dia Nacional do Ar, que se comemora esta segunda-feira, dia 12, a ZERO reforça o alerta para "o papel de uma mobilidade sustentável", na medida em que "o setor dos transportes, em particular o transporte rodoviário, é a principal causa de poluição do ar nos centros urbanos portugueses"

O futuro do transporte individual em automóveis é, por isso, um tema incontornável. No que concerne à mobilidade, "a sociedade está num ponto de clivagem", e, notam os ambientalistas da ZERO em comunicado,  "graças a uma adoção maciça por parte dos condutores privados e empresas, as vendas de automóveis elétricos dispararam em 2020 na Europa"

Por outro lado, sublinha a associação, "as políticas europeias na área da energia, clima e ambiente, em que a neutralidade climática até meio do século é central, têm forçado os decisores políticos, desde o nível autárquico ao nacional, a repensar o papel dos veículos movidos a combustíveis fósseis, em particular os movidos a gasóleo, com maiores emissões de óxidos de azoto"

Como resultado deste ponto de viragem, "neste momento há na Europa já dez países com planos para o fim do comércio de ligeiros de passageiros com motor de combustão, e uma série de cidades – incluindo Madrid, Paris, Amsterdão e Londres – que apenas permitirão automóveis sem emissões nos próximos anos", aplaude a ZERO, assinalando que alguns fabricantes de automóveis, em resposta, "já se estão a alinhar com estas políticas, tendo anunciado o fim voluntário das suas produções de veículos a combustíveis fósseis". 

Europeus prontos para "abraçar mobilidade sustentável"

A Comissão Europeia está a rever até ao verão os regulamentos relativos à emissão de dióxido de carbono (CO2) dos automóveis, podendo vir a regular sobre o fim do comércio de veículos a combustão.

Neste âmbito, a Federação Europeia de Transportes e Ambiente (T&E), que a ZERO integra, organizou um estudo acerca da opinião dos europeus sobre estas políticas, que inclui respostas de cidadãos de 15 grandes cidades europeias de oito países. Das 10 mil respostas conclui-se que "dois em cada três habitantes apoia o fim da comercialização de veículos a combustão até 2030". 

O estudo "mostra claramente que os europeus são a favor de uma mobilidade sustentável" que  "estão prontos para a abraçar", diz a ZERO. Embora o estudo não inclua cidades portuguesas,  os ambientalistas estão convictos de que "os portugueses não são exceção". Por isso, "a ZERO apela a que os decisores políticos sejam ambiciosos na adoção de políticas que vão ao encontro destes resultados". 

ZERO "seriamente preocupada com regresso de automóveis"

A ZERO avaliou os dados de concentração de dióxido de azoto, um poluente associado ao tráfego automóvel, recolhidos na estação de monitorização da Av. da Liberdade (Lisboa) dos dias úteis das últimas semanas após 15 de março de 2021.

"Verifica-se que a média dos valores das três primeiras semanas (33 ug/m3) está cerca de 20% abaixo do valor limite anual deste poluente (40 ug/m3), mas na semana passada, entre 5 e 9 de abril, já se atingiu precisamente uma concentração média de 40 ug/m3", refere a associação, manifestando-se "seriamente preocupada com o regresso de ainda mais automóveis aos centros das cidades, em total contradição com os objetivos de salvaguarda da saúde pública, prioridade que se tornou ainda mais relevante no contexto da pandemia de Covid-19". 

Leia Também: 'A qualidade do ar interior para além da Covid-19'. Porquê este webinar?

Recomendados para si

;
Campo obrigatório