Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 26º

Bragança: Mais de um terço da população vacinada com pelo menos uma dose

Mais de um terço da população do distrito de Bragança já recebeu, pelo menos, uma dose da vacina contra a Covid-19, segundo dados divulgados hoje pela Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste.

Bragança: Mais de um terço da população vacinada com pelo menos uma dose
Notícias ao Minuto

15:27 - 12/04/21 por Lusa

País Covid-19

A entidade responsável pelo processo na região especificou à Lusa que já foram administradas 44.500 doses de vacinas até à última sexta-feira, 09 de abril, sendo que destas 31.020 são primeiras doses e 13.480 segunda doses, ou seja, a vacinação completa.

A ULS do Nordeste serve cerca de 125 mil utentes dos 12 concelhos do distrito de Bragança, o que significa que mais de 35% destes já foram vacinados com uma dose e quase 11% com as duas doses das vacinas disponíveis contra a covid-19.

A vacinação está a ser feita por equipas dos Cuidados de Saúde da ULS do Nordeste em centros preparados, em parceria com os municípios, em todos os concelhos da região, que estão a abrir gradualmente, conforme a disponibilidade das vacinas.

Segundo esclarece a ULS, em comunicado, "a administração de vacinas em Centros de Vacinação no distrito teve início, na semana passada, em Bragança, Mirandela, Alfândega da Fé, Freixo de Espada à Cinta e Vila Flor".

O processo, de acordo com a fonte, "terá continuidade durante esta semana, com a abertura, de forma gradual, dos Centros de Vacinação nos restantes sete concelhos do Nordeste Transmontano", nomeadamente Vinhais, Carrazeda de Ansiães, Macedo de Cavaleiros, Vimioso, Mogadouro, Miranda do Douro e Torre de Moncorvo.

"Estes espaços estão organizados por áreas, com circuitos bem definidos e identificados, de modo a facilitar a mobilidade dos utentes, que têm ao dispor as condições necessárias em termos de estruturas, bem como o apoio de um conjunto de profissionais", refere.

A ULS do Nordeste assegura ainda que, nesta zona, "a campanha de vacinação está a decorrer de acordo com o estipulado no Plano Nacional de Vacinação contra a covid-19, mediante a realização de convocatórias, com data e hora marcadas, segundo a priorização dos utentes estabelecida no referido plano".

Esta entidade reitera "uma mensagem de tranquilidade à população do distrito de Bragança, assegurando que todas as pessoas irão ser convocadas para efetuar a vacina, de acordo com as prioridades definidas no plano nacional e no estrito cumprimento de todas as normas e orientações das entidades competentes nesta matéria".

O distrito de Bragança tem registado nas últimas semanas uma média de cerca de 20 casos ativos de infeção pelo novo coronavírus e vários concelhos sem qualquer ocorrência.

O concelho de Vimioso é único que continua a constar do mapa de maior risco a nível nacional por ter chegado aos nove casos, reduzidos para três no último boletim oficial das autoridades locais de saúde, emitido na sexta-feira.

Leia Também: AO MINUTO: Internamentos a subir; Portugal aproxima-se do 'amarelo'

Recomendados para si

;
Campo obrigatório