Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

SEF deteta 15 testes à Covid falsos na fronteira de Vila Verde da Raia

Os cidadãos mostraram "comprovativos de teste à Covid-19 com indícios grosseiros de falsificação", o que foi posteriormente confirmado pelo laboratório.

SEF deteta 15 testes à Covid falsos na fronteira de Vila Verde da Raia
Notícias ao Minuto

17:17 - 11/04/21 por Notícias ao Minuto

País Covd-19

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) detetou, este sábado, 15 testes à Covid-19 falsificados na fronteira de Vila Verde da Raia, tendo sido ainda apreendido um documento de identificação falso.

Em comunicado, publicado hoje, a Autoridade explica que, "no âmbito da reposição do controlo de fronteiras com Espanha", procedeu, ontem, "no ponto de passagem autorizado de Vila Verde da Raia à apreensão de um documento de identificação falso e 15 testes à Covid-19 falsificados".

Os 15 cidadãos, de nacionalidade portuguesa e estrangeira, com idades compreendidas entre os 19 e os 63 anos, a "trabalhar em vários países europeus, foram intercetados pelos inspetores do SEF depois de terem efetuado uma manobra suspeita com a viatura onde seguiam".

De acordo com a informação, ao apresentarem os documentos de identificação, as pessoas em causa mostraram também "comprovativos de teste à Covid-19 com indícios grosseiros de falsificação", o que foi posteriormente confirmado pelo laboratório.

Por este motivo, os cidadãos foram constituídos arguidos e notificados para comparência no Departamento de Investigação e Ação Penal de Chaves, na segunda-feira.

O SEF também acrescenta que um dos cidadãos foi detido por ter exibido um documento de identificação falso e que será presente para primeiro interrogatório no mesmo tribunal.

De lembrar que as fronteiras com Espanha estão fechadas desde 31 de janeiro devido à pandemia da Covid-19, sendo apenas permitida a circulação entre os dois países nos 18 pontos de passagem autorizados.

No dia 6 de abril, o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, afirmou que o controlo de pessoas nas fronteiras terrestres e fluviais entre Portugal e Espanha vai manter-se enquanto for "estritamente necessário".

Leia Também: Quem chega a Portugal e fica de quarentena é acompanhado como caso ativo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório