Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

Mais de 140 mil já assinaram petição que pede afastamento de Ivo Rosa

José Sócrates vai a julgamento na Operação Marquês por um total de seis crimes: três de branqueamento de capitais outros três de falsificação de documento.

Mais de 140 mil já assinaram petição que pede afastamento de Ivo Rosa
Notícias ao Minuto

15:51 - 11/04/21 por Notícias ao Minuto

País Ivo Rosa

A petição pública criada online que quer o "afastamento do Juiz Ivo Rosa de toda a magistratura" reuniu já, até ao momento, mais de 140 mil assinaturas. O autor justifica o pedido "face à sua parcialidade e consecutivos erros judiciais lesivos ao Estado e à Nação Portuguesa."

O documento é encaminhado ao Presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, à Provedora de Justiça, Maria Lúcia Amaral e ao Presidente do Supremo Tribunal de Justiça, António Piçarra, e advoga que "a conduta do Sr. Juiz Ivo Rosa já foi várias vezes posta em causa por parte do MP, por este sistematicamente violar as Leis, e criticado por Juízes desembargadores sobre decisões tomadas".

E são dados exemplos que o autor da petição, o cidadão Vítor Manuel de Magalhães Miranda Neves, considera explicitarem o seu  ponto de vista: "Este Sr. Juiz foi o que absolveu arguidos no caso do 'Gangue do Multibanco', gangue este que se dedicou ao furto de ATM utilizando armas e recursos violentos por parte dos seus arguidos" e "mandou arquivar provas válidas, posteriormente confirmadas pelos Senhores desembargadores Simões de Carvalho e Margarida Bacelar, no caso do cidadão Marroquino, Abdesselem Tazi acusado de estar ligado ao terrorismo e recrutamento para o Daesh", recorda. 

O magistrado é ainda acusado de ter uma conduta "dúbia", sendo considerado que este "não tem condições" para ficar à frente do processo Operação Marquês.

Leia aqui a petição pública que pede o afastamento de Ivo Rosa

Recorde-se que, de acordo com a decisão instrutória, lida pelo juiz na sexta-feira, o ex-primeiro-ministro José Sócrates, inicialmente acusado de 31 crimes, vai a julgamento por três crimes de branqueamento de capitais e três de falsificação de documentos, os mesmos pelos quais Carlos Santos Silva está pronunciado.

Dos 28 arguidos do processo, ficaram pronunciados apenas cinco, tendo sido ilibados, entre outros, os ex-líderes da PT Zeinal Bava e Henrique Granadeiro, o empresário Hélder Bataglia e o ex-administrador do Grupo Lena Joaquim Barroca.

Dos 189 crimes imputados pela acusação, num processo que começou a ser investigado em 2013, só 17 vão a julgamento, mas o procurador Rosário Teixeira, responsável pelo inquérito, já anunciou que ia apresentar recurso da decisão para o Tribunal da Relação de Lisboa nos próximos 120 dias.

Leia Também: Quem vai a julgamento e por que crimes? As decisões da Operação Marquês

Recomendados para si

;
Campo obrigatório