Meteorologia

  • 14 MAIO 2021
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 23º

Edição

Desembarque de animais vindos de Sines foi considerado o "mais sangrento"

Embarcação, que já esteve proibida de atracar em Portugal, desembarcou em Israel. A maioria dos animais estavam feridos, alguns mortos.

Desembarque de animais vindos de Sines foi considerado o "mais sangrento"

O transporte de milhares de animais vivos de Portugal para Israel, em março, não terá respeitado as normas comunitárias e terá culminado num dos mais sangrentos desembarques de sempre.

A denúncia foi feita por ativistas israelitas que captaram as imagens e as divulgaram nas redes sociais. No vídeo, que o Notícias ao Minuto optou por não reproduzir para não ferir a suscetibilidade dos leitores mais sensíveis (mas que pode ver através deste link), é possível ver o sofrimento dos animais e os ferimentos de muitos deles.

Segundo os ativistas, a maioria dos três mil bovinos e 12 mil ovinos, embarcados no Porto de Sines nessa altura, chegaram feridos a Israel e alguns, inclusive, mortos.

"Este é o navio mais sangrento dos 740 navios que já filmamos e vos mostramos. Não é apenas uma ferida, nem apenas muito sangue. É tanto sangue que parece água. E não tem que ser assim. Não podemos deixar que isto continue!", descreveram os israelitas na página de Facebook da organização.

Já a TVI24 revela que o navio que realizou este transporte, o Aldelta, tinha sido suspenso de operar em Portugal, em 2017, por falta de condições. Recentemente regressou a Sines, após o levantamento da suspensão por parte da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV).

Contactada pelo canal de Queluz, a ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, admitiu possíveis más práticas.

Por sua vez, a plataforma portuguesa Anti-Transporte de Animais Vivos divulgou, este sábado, um vídeo filmado em Sines denunciando uma situação idêntica, que aconteceu já posteriormente a este polémico desembarque.

"Assim foi o último embarque em Sines. Como desembarcarão? Será que em idênticas condições às do desembarque do Gulf livestock 2 que ontem partilhámos? Vamos acabar com isto! Veja como ajudar no site da PATAV", apelam os ativistas portugueses.

Leia Também: Nove entidades circenses têm 21 animais exóticos à sua guarda

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2021 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório