Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Salvas de canhão por todo o Reino Unido em homenagem ao príncipe Filipe

Salvas de tiros de canhão foram disparadas hoje ao meio-dia em todo o Reino Unido em homenagem ao príncipe Filipe, marido da rainha Isabel II, que morreu na sexta-feira aos 99 anos.

Salvas de canhão por todo o Reino Unido em homenagem ao príncipe Filipe
Notícias ao Minuto

14:00 - 10/04/21 por Lusa

Fama Príncipe Filipe

Salvas de tiros de canhão foram disparadas hoje ao meio-dia em todo o Reino Unido em homenagem ao príncipe Filipe, marido da rainha Isabel II, que morreu na sexta-feira aos 99 anos.

A partir da Torre de Londres, das margens do rio Tamisa, dos castelos de Edimburgo ou de Belfast, do enclave britânico de Gibraltar, dos navios da Royal Navy, onde serviu durante a II Guerra Mundial, o som dos canhões ecoou às 12.00 (11:00 TMG) para a primeira de 41 salvas.

O duque de Edimburgo, príncipe consorte da Rainha Isabel II, morreu na sexta-feira aos 99 anos, anunciou o Palácio de Buckingham. 

"É com profunda tristeza que Sua Majestade, a Rainha, anunciou a morte de seu amado marido, Sua Alteza Real, o Príncipe Filipe, Duque de Edimburgo. Sua Alteza Real faleceu pacificamente esta manhã no Castelo de Windsor", comunicou Buckingham, na sexta-feira, através da rede social Twitter.

O príncipe, que ia completar 100 anos em 10 de junho, tinha saído recentemente do hospital, onde foi submetido a uma intervenção cirúrgica a problemas cardíacos, e regressado ao Palácio de Windsor.

Conhecido pelo seu sentido de humor particular, Filipe de Mountbatten, nascido com o título de príncipe da Grécia e da Dinamarca, é o consorte mais antigo da história da monarquia britânica.

Depois de ter servido na Marinha durante a Segunda Guerra Mundial, casou-se em 20 de novembro de 1947 com a então princesa Elizabeth, filha do rei George VI.

Como consorte mais antigo da Grã-Bretanha, Filipe realizou mais de 22.000 compromissos públicos individuais e muitas vezes se descreveu de forma bem-humorada como "o inaugurador de placas mais experiente do mundo".

Afastou-se das funções púbicas em 2017 e tornou-se cada vez mais raro vê-lo em público, exceto quando participava em grandes eventos familiares.

Leia Também: Palácio lembra homenagem tocante da rainha ao príncipe Filipe

Recomendados para si

;

Receba as notícias dos famosos, realeza, moda e as mulheres mais elegantes.

O mundo das celebridades com fotos, vídeos e noticias de atores, atrizes e famosos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Fama ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório