Meteorologia

  • 02 JULHO 2022
Tempo
30º
MIN 15º MÁX 32º

Simplificação administrativa no SNS começou a ser auditada

A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) iniciou esta semana a primeira auditoria para analisar a forma como estão a funcionar as políticas de desburocratização e simplificação administrativa no Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Simplificação administrativa no SNS começou a ser auditada

"Com esta auditoria, a IGAS vai examinar a forma como os estabelecimentos e serviços do SNS desenvolvem, de forma sistemática, as suas políticas de desburocratização e simplificação na prestação de cuidados de saúde", informou hoje o organismo estatal, em comunicado.

Segundo o IGAS, até ao final de 2022 vão ser auditadas, sobre esta matéria, "20% das entidades do setor público empresarial e 40% do setor público administrativo da saúde".

Na mesma nota é referido que a análise se enquadra na estratégia de atuar no âmbito da melhoria da gestão das entidades do sistema de saúde e da execução dos programas de políticas públicas na área da saúde.

"O acesso simples, fácil, no tempo considerado clinicamente aceitável, a prontidão da resposta, bem como o acesso à informação por parte das pessoas, são princípios consagrados na Lei de Bases da Saúde, que podem ser prosseguidos através de abordagens sistemáticas de desburocratização e simplificação nos estabelecimentos e serviços públicos prestadores de cuidados de saúde do SNS", acentua o IGAS, no comunicado hoje divulgado.

Leia Também: OMS não tem dados para recomendar mudança de vacina entre doses

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório