Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Frente Comum desiludida com alteração do sistema de avaliação na FP

A Frente Comum de Sindicatos da Administração Pública ficou hoje desiludida ao perceber que o Governo não vai revogar o atual sistema de avaliação dos trabalhadores do setor, mas sim fazer-lhe alterações, que ainda não foram formalizadas numa proposta.

Frente Comum desiludida com alteração do sistema de avaliação na FP
Notícias ao Minuto

12:28 - 09/04/21 por Lusa

Economia Função Pública

"O Governo apresentou-nos um memorando de alteração à legislação em vigor, com alguns princípios para alterar o sistema de avaliação, que iremos analisar em detalhe, mas exigimos que nos seja apresentada uma proposta concreta e não um conjunto de princípios, que não passam disso mesmo, pois não sabemos como se irão concretizar", disse à agência Lusa o coordenador da Frente Comum, Sebastião Santana, no final de uma reunião de duas horas com o secretário de Estado da Administração Pública.

Sebastião Santana lembrou que a Frente Comum reivindica a revogação do atual sistema de avaliação e não a sua alteração.

"Estamos a iniciar este processo com uma importante divergência, nós exigimos sempre a revogação do SIADAP e isso não vai ser seguido pelo Governo", salientou.

O secretário de Estado da Administração Pública, José Couto, está a discutir, ao longo da manhã, por videoconferência, com os representantes sindicais dos trabalhadores da Administração Pública, as alterações ao Sistema Integrado de Gestão e Avaliação do Desempenho na Administração Pública (SIADAP).

A Frente Comum de Sindicatos da Administração Pública, a Federação Sindical da Administração Pública (FESAP) e a Frente Sindical, liderada pelo Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado (STE), estão em consonância quanto à necessidade de revogação do SIADAP e pretendem negociar um novo sistema que permita aos trabalhadores a progressão efetiva na carreira, seem imposição de quotas.

As estruturas sindicais vão ter cerca de 15 dias para dar parecer sobre o memorando hoje apresentado e então voltar à mesa negocial com o Governo.

"Esperamos que na próxima reunião o Governo nos apresente uma proposta concreta para negociar", disse à Lusa o coordenador da Frente Comum de Sindicatos da Administração Pública (CGTP).

A Frente Comum de Sindicatos da Administração Pública anunciou há três dias uma ação nacional de luta para 20 de maio que envolverá todos os sindicatos, se até lá não obtiver respostas do Governo relativamente ao seu caderno reivindicativo, que prevê aumentos salariais de 90 euros, a valorização das carreiras e a revogação do SIADAP.

Leia Também: Governo e Função Pública discutem hoje revisão do sistema de avaliação

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório