Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Velório de Jorge Coelho 6.ª feira em Lisboa e funeral sábado em Mangualde

Cerimónias têm início esta sexta-feira na Basílica da Estrela, em Lisboa.

Velório de Jorge Coelho 6.ª feira em Lisboa e funeral sábado em Mangualde
Notícias ao Minuto

18:37 - 08/04/21 por Notícias ao Minuto com Lusa

País Jorge Coelho

O velório de Jorge Coelho vai realizar-se esta sexta-feira, na Basílica da Estrela, em Lisboa, sendo que o funeral ocorrerá no dia seguinte, sábado, em Mangualde, a terra Natal do antigo governante, avança a RTP3. Recorde-se que o histórico socialista morreu esta quarta-feira, vítima de um ataque cardíaco fulminante, aos 66 anos. 

De acordo com o comandante dos Bombeiros Voluntários da Figueira da Foz, Jorge Coelho sentiu-se mal durante a visita a uma habitação na rua da Liberdade, na zona turística do Bairro Novo: "A senhora que estava com ele [Jorge Coelho] ligou para o 112 e quando a nossa equipa chegou ao local ele estava em paragem cardiorrespiratória".

"Foram feitas manobras de reanimação mas não foi possível reverter a situação", tendo o óbito sido declarado no local, adiantou o comandante à agência Lusa.

Da Esquerda à Direita, muitas foram as personalidades que recordaram e elogiaram o socialista. Desde "único, divertido, bom conversador" a "um dos dirigentes que mais influenciou o seu ciclo político", as homenagens multiplicaram-se

Jorge Coelho, de 66 anos, era natural de Mangualde, no distrito de Viseu. A partir de 1992, com António Guterres na liderança, Jorge Coelho foi secretário nacional para a organização, contribuindo para a vitória eleitoral dos socialistas nas legislativas de 1995. 

Nos Governos do PS chefiados por Guterres, foi ministro Adjunto, da Administração Interna, da Presidência e do Equipamento Social.

Quando a Ponte Hintze Ribeiro, sobre o rio Douro, colapsou na noite de 4 de março de 2001, provocando a morte de 59 pessoas, Jorge Coelho, então ministro do Equipamento, demitiu-se de imediato, afirmando que "a culpa não pode morrer solteira".

Leia Também: "Um dia triste". Da Esquerda à Direita, chora-se a morte de Jorge Coelho

Recomendados para si

;
Campo obrigatório