Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Serviço de Teleassistência de Matosinhos apoiou 1.200 idosos desde 2007

O Serviço Municipal de Teleassistência Domiciliária de Matosinhos apoiou desde 2007, ano em que foi criado, 1.200 idosos que vivem sós, em situações de risco e com baixos rendimentos, segundo dados remetidos hoje à Lusa pela autarquia.

Serviço de Teleassistência de Matosinhos apoiou 1.200 idosos desde 2007
Notícias ao Minuto

16:11 - 08/04/21 por Lusa

País Assistência

Ao longo destes anos, este município do distrito do Porto já canalizou para este programa 219 mil euros, o que corresponde a um investimento mensal de cerca de 1.350 euros, referem as informações.

Este serviço, disponibilizado no âmbito do programa Matosinhos Sénior, destina-se a pessoas com mais de 65 anos, residentes no concelho, sem retaguarda familiar ou insuficiente e cujo rendimento per capita mensal é inferior ao salário mínimo nacional.

Os idosos que integram este serviço têm à sua disposição, no seu próprio domicílio, um dispositivo tecnológico rápido, seguro e de fácil utilização que dá acesso automático a um operador disponível 24 horas por dia e 365 dias por ano em caso de emergência.

Esta central de assistência dá aconselhamento sobre procedimentos a tomar em determinadas patologias e emergências e estabelece contactos com familiares, polícia, bombeiros ou ambulâncias.

Além destes serviços, os idosos podem ainda recorrer a este operador para pedir a realização de pequenas reparações e a criação de alertas para a toma de medicamentos ou aviso de consultas.

O Serviço Municipal de Teleassistência Domiciliária não tem custos para os utilizadores, desde que o rendimento do agregado familiar seja inferior a duas vezes o ordenado mínimo nacional.

Empenhada na continuidade e alargamento deste serviço, a autarquia formalizou um protocolo com a Santa Casa da Misericórdia do Porto, financiando o Programa Chave de Afetos - Parcerias para o Impacto em 35 mil euros.

Esta parceria possibilitou, entre outras valências, alargar os 160 equipamentos que o Serviço Municipal de Teleassistência Domiciliária já disponibilizava a mais 240, permitindo abranger 400 domicílios.

Para além de aumentar o sentimento de segurança entre os idosos, estes equipamentos aliviam os cuidadores informais e reduzem a pressão na procura de respostas sociais, considerou a câmara municipal.

Em 2020, e apesar dos condicionalismos impostos pela pandemia de covid-19, a teleassistência domiciliária foi mais procurada, frisou.

Leia Também: Matosinhos: Funcionário de escola denunciado por alegados abusos a aluna

Recomendados para si

;
Campo obrigatório