Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Que datas? Como preencher? Eis as respostas sobre os Censos 2021

A distribuição das cartas com os códigos necessários para poder responder começaram a ser entregues na última segunda-feira, dia 5 de abril.

Que datas? Como preencher? Eis as respostas sobre os Censos 2021
Notícias ao Minuto

16:07 - 08/04/21 por Notícias ao Minuto

País Censos 2021

O ano de 2021 marca uma nova consulta à população - os Censos. Estes ocorrem de dez em dez anos e, também por força da pandemia, terão  moldes um pouco diferentes daqueles a que a população portuguesa estava até aqui habituada. Assim, a Guarda Nacional Republicana (GNR) fez um guia que ajuda a tirar dúvidas. Como devo proceder? Que datas tenho de cumprir? 

Saiba primeiro que pode responder "através de um computador, tablet ou smartphone com ligação à internet". Assim que recebe a carta - estas terão de chegar a "todos os alojamentos do território nacional com os códigos necessários à resposta aos CENSOS 2021" - está pronto a iniciar o processo. 

Então, vamos a datas. A partir de dia 5 de abril "vai receber uma carta do Instituto Nacional de Estatística (INE) com os códigos necessários". Pode responder pela Internet a partir de dia 19 de abril e, preferencialmente, deverá fazê-lo até dia 3 de maio

Mas como? 

Para responder pela Internet, explica a GNR, há três passos: 

  1. Aceda a censos2021.ine.pt
  2. Digite o código e a password indicados na carta que recebeu do INE
  3. Responda às questões e quando terminar selecione 'Entregar'

Se não puder responder através da Internet, há outros meios que poderá usar. Tem disponível uma linha de apoio através do número 210 54 20 21 e há ainda a hipótese de se dirigir a um balcão nas Juntas de Freguesia ou preencher o questionário em papel. 

  • Telefone, para grupos da população com maior dificuldade na resposta pela Internet ou impedidos de contacto presencial;
  • e-balcão nas Juntas de Freguesia (mediante as condições de acessibilidade locais e em função da respetiva situação de saúde pública);
  • Autopreenchimento dos questionários em papel, entregues pelos recenseadores, que cumprem um rigoroso Protoloco de Saúde Pública.

Consulte aqui o site oficial dos Censos 2021

Leia Também: Resposta aos Censos arranca a 19 de abril. "Esteja atento ao correio"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório