Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Há médicos a receber 5 euros de subsídio de risco por dia, diz sindicato

Sindicato Independente dos Médicos acusa o Governo de "hipocrisia" no que diz respeito ao subsídio, exemplificando que, por cada dia em que um médico especialista com a categoria de assistente na primeira posição remuneratória trabalhe, recebe 9,18 euros brutos, ou seja, 5 euros líquidos.

Há médicos a receber 5 euros de subsídio de risco por dia, diz sindicato
Notícias ao Minuto

11:44 - 08/04/21 por Susana Sousa

País Covid-19

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) acusou esta quarta-feira o Governo de "hipocrisia" no que diz respeito ao subsídio de risco transitório aos profissionais de saúde.

Em comunicado, a estrutura sindical liderada por Jorge Roque da Cunha refere que, em alguns locais de trabalho, se pretende discriminar negativamente os profissionais de saúde quanto à perceção do subsídio extraordinário de risco acrescido no exercício das suas funções, "o qual lhes é devido enquanto persistir a situação de pandemia da COVID-19".

Segundo esse entendimento, "os profissionais de saúde e, portanto, de entre eles os trabalhadores médicos, apenas seriam elegíveis para auferir aquele subsídio, na modalidade correspondente a 20% da sua remuneração base mensal, se e quando se posicionassem nas condições dos três primeiros números do art. 291.º; não sendo nunca elegíveis para o auferir na modalidade do valor correspondente a 10% da sua remuneração base mensal, quando se encontrem nas condições previstas no nº4 do mesmo preceito, ou seja, sempre que as suas funções não contemplem a prática de atos diretamente e maioritariamente relacionados com pessoas suspeitas e doentes infetados com a COVID-19", lê-se no comunicado.

Assim sendo, denuncia o Sindicato, por cada dia em que um médico especialista com a categoria de assistente na primeira posição remuneratória trabalhe, recebe 9,18 € brutos, dos quais lhe ficam cerca de 5 € líquidos.

"Pobre a esmola", conclui a estrutura sindical.

Leia Também: Sindicato dos Médicos quer "efetivo reforço" do investimento no SNS

Recomendados para si

;
Campo obrigatório