Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Hoje há uma ação nacional no setor farmacêutico por aumentos salariais

A federação intersindical das indústrias transformadoras (Fiequimetal) promove hoje uma ação nacional de denúncia e protesto com os trabalhadores da indústria farmacêutica, que reivindicam aumentos de 90 euros, a que as empresas do setor contrapropõem 10 euros.

Hoje há uma ação nacional no setor farmacêutico por aumentos salariais
Notícias ao Minuto

07:11 - 08/04/21 por Lusa

Economia Sindicato

A Fiequimetal e os seus sindicatos com intervenção no setor farmacêutico vão contactar com os trabalhadores de 13 das principais empresas da indústria farmacêutica para os auscultar sobre os seus problemas e decidir o que fazer.

Ao início da manhã, uma delegação da Fiequimetal, liderada pelo coordenador da federação, Rogério Silva, vai estar no Cacém junto à produtora de medicamentos Sofarimex.

A Sofarimex, empresa do Grupo Azevedos, integra os órgãos sociais da associação patronal do setor, a Apifarma.

"Pretendemos denunciar que as maiores empresas deste setor, que registaram lucros colossais nos últimos anos, continuam a praticar salários baixos, coloca em evidência o facto de que parte substancial da riqueza gerada pelos trabalhadores não reverte para a valorização do trabalho", disse à agência Lusa Rogério Silva.

Segundo sindicalista, este setor de atividade "sempre passou ao lado da crise e não parou durante a pandemia, mas o salário médio ronda 800 euros, o que é um verdadeiro escândalo".

Rogério Silva considerou inaceitável a desvalorização salarial dos últimos anos e a falta de regulamentação do trabalho por turnos.

Estes temas serão discutidos durante o dia, em ações nas empresas dinamizadas pela rede de dirigentes, delegados e ativistas sindicais.

A Fiequimetal é a Federação Intersindical das Indústrias Metalúrgicas, Químicas, Elétricas, Farmacêutica, Celulose, Papel, gráfica, Imprensa, Energia e Minas e é uma das principais estruturas da CGTP.

Leia Também: Covid-19. Na sexta-feira, 500 farmácias já poderão dispensar autotestes

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório