Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Cerca 7.000 alunos do secundário da Madeira retomam aulas presenciais

Cerca de 7.000 alunos do ensino secundário da Madeira regressam hoje às escolas depois de terem estado com aulas à distância desde 11 de janeiro, na segunda-feira é a vez de 8.700 estudantes do terceiro ciclo.

Cerca 7.000 alunos do secundário da Madeira retomam aulas presenciais
Notícias ao Minuto

05:57 - 08/04/21 por Lusa

País Covid-19

O Governo Regional da Madeira decidiu em 11 de janeiro suspender as aulas presenciais no arquipélago para o ensino secundário e 3.º ciclo face ao aumento de casos da covid-19.

As aulas presenciais foram apenas mantidas para todos os restantes níveis de ensino - creches, jardins de infância, pré-escolar, 1.º ciclo, 2.º ciclo, ensino profissional e especial.

As escolas dos outros graus de ensino mantiveram assim as portas abertas, com a obrigatoriedade de cumprimento de medidas preventivas, tendo os encerramentos totais de escolas devido a casos de covid-19 sido pontuais exceções.

Por norma, as turmas e os contactos identificados ficaram apenas em confinamento.

A decisão de retomar as aulas presenciais hoje para os ensinos secundários e 3.ºciclo acontece depois de ter sido implementada a vacinação de "todo o 'staff' educativo na região".

Segundo o secretário da Educação da Madeira, Jorge Carvalho, o processo de vacinação de docentes e não docentes deve estar concluído até ao final desta semana, com a administração de 6.000 doses a professores e funcionários da comunidade educativa.

Também estão a ser testados milhares de alunos das escolas da região, adiantou, na terça-feira, Jorge Carvalho, visando um "regresso em segurança e tranquilidade".

O governante informou que, depois dos alunos do secundário e 3.º ciclo, "os outros graus de ensino, que sempre estiveram em regime presencial" na região, "também vão ser testados".

O Conselho do Governo Regional da Madeira de hoje deve determinar algumas regras a respeitar pelos alunos e as respetivas escolas que agora vão retomar a atividade.

De acordo com os dados mais recentes da Direção Regional de Saúde da Madeira, a região contabiliza 8.511 casos confirmados de covid-19 desde o início da pandemia.

Desses casos, há a registar 8.098 doentes dados como curados e 71 óbitos.

A Madeira conta atualmente com 342 casos ativos.

Leia Também: Madeira reporta 25 novos casos e sem doentes nos Cuidados Intensivos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório