Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 26º

Há 26 concelhos acima do limite e em risco de não desconfinar

O relatório epidemiológico da DGS divulgado esta segunda-feira atualiza a informação sobre a evolução da Covid-19 nos vários concelhos do país, bem como o índice de transmissão.

Há 26 concelhos acima do limite e em risco de não desconfinar
Notícias ao Minuto

14:21 - 05/04/21 por Notícias ao Minuto

País Covid-19

O boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS) divulgado esta segunda-feira revela que, no dia em que arranca a segunda fase do plano de desconfinamento, há 26 concelhos com mais de 120 novos casos por 100 mil habitantes, o limite de incidência estabelecido pelo primeiro-ministro como máximo a aplicar a nível nacional.

Na semana passada havia 32 concelhos nesta situação. A matriz de risco, que vai guiar o plano de retoma, mostra que Portugal continua no verde, mas o R(t) está mesmo no limite definido. 

Olhando para o relatório mais recente da DGS, que traz números atualizados até 30 de março, o concelho onde a situação é mais grave é o de Machico, tal como na semana passada, com uma incidência de 500 casos por por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias. 

Para consultar o estado do seu concelho pode aceder aqui ao relatório de hoje e consultar as páginas 4, 5 e 6. 

Os alunos dos 2.º e 3.º ciclos retomam hoje as aulas presenciais, no âmbito da segunda fase do plano de desconfinamento do país devido à pandemia, que prevê também a reabertura de centros de dia, equipamentos para deficientes e esplanadas.

O plano de desconfinamento prevê novas fases de reabertura a 19 de abril e 3 de maio, mas as medidas podem ser revistas se Portugal ultrapassar os 120 novos casos de infeção pelo novo coronavírus por dia por 100 mil habitantes a 14 dias, ou, ainda, se o índice de transmissibilidade (Rt) do vírus SARS-CoV-2 ultrapassar 1.

R(t) de Portugal já está em 1

Como já é habitual, o relatório da DGS vem também acompanhado da matriz de risco, que servirá de 'bússola' para o plano de desconfinamento. Atualmente, os dados revelam que Portugal continua no 'verde', mas o R(t) já está no limite definido

Notícias ao Minuto Matriz de risco indica que o R(t) já está no limite estabelecido© DGS  

A incidência em Portugal está em 62,8 casos de infeção por Covid-19 por 100.000 habitantes. No continente a incidência é de 60,9 casos de infeção por SARS-CoV-2 por 100.000 habitantes.

O R(t) de Portugal está nos: 0,98 e no continente nos 1,00.

Portugal somou, nas últimas 24 horas, mais 159 novos casos e seis mortes relacionados com a Covid-19, indica o boletim epidemiológico da DGS divulgado esta segunda-feira. Desde o dia 24 de agosto que não havia registo de um número tão baixo de casos de infeção.

Leia Também: Portugal regista mais 159 casos de Covid-19 e seis mortes

Recomendados para si

;
Campo obrigatório