Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Marques Mendes indica que Rt em Portugal continental "já está em 1"

No seu espaço de opinião semanal, Luís Marques Mendes revelou que o índice de transmissibilidade (Rt) da Covid-19, a nível nacional, subiu ligeiramente para 0.98, sendo que no continente "já está em 1".

Marques Mendes indica que Rt em Portugal continental "já está em 1"

Aproximando-se uma nova fase do desconfinamento “a conta-gotas”, como lhe chamou o primeiro-ministro em março, Luís Marques Mendes afirmou, no seu espaço de opinião da SIC Notícias, este domingo, que existe um “sentimento de um certo alívio” e “de esperança”, mas também “de alguma preocupação”.

“Primeiro porque a situação na Europa é má e nós não somos uma ilha na Europa”, indicou o comentador político, acrescentando que o período da Páscoa “pode gerar mais contactos e mais contactos são, geralmente, mais contágios”, algo que só será realmente claro “daqui a umas duas semanas”.

O principal motivo de preocupação, apontou Marques Mendes, é, porém, o índice de transmissibilidade (Rt) do novo coronavírus. “Segundo dados que tenho, já do dia de hoje [domingo], o R(t) aqui no continente já está em 1”, avançou.

O conselheiro de Estado revelou que a incidência cumulativa a 14 dias é de 62,8 casos por 100 000 habitantes, que o valor de R(t) a nível nacional subiu para 0,98 - o mais recente boletim epidemiológico situava-o nos 0,97 -, mas que “o fator mais perigoso é que o R(t) aqui no continente que já está em 1”.

Recorde-se que António Costa tinha advertido que as medidas da reabertura seriam revistas sempre que Portugal ultrapassasse “120 novos casos por dia por 100 mil habitantes a 14 dias” ou sempre que o índice de transmissibilidade do vírus SARS-CoV-2 ultrapassasse 1.

“O futuro está nas mãos da cada um de nós”, indicou o social-democrata, apelando a que as pessoas se comportem “com toda a correção e com todos os cuidados” para que não tenha que se “interromper as próximas fases de desconfinamento”.

Leia Também: Covid-19. Matemático afirma que o R(t) em Portugal já está acima de 1

Recomendados para si

;
Campo obrigatório