Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Migrantes. "Há possibilidade de alguns se encontrarem no lado de Espanha"

Sub-intendente da PSP Hugo Marado deu esta manhã informações sobre a embarcação que ontem foi encontrada em Vila Real de Santo António. Três homens já foram detidos.

Migrantes. "Há possibilidade de alguns se encontrarem no lado de Espanha"
Notícias ao Minuto

10:18 - 30/03/21 por Notícias ao Minuto

País Algarve

A Polícia de Segurança Pública (PSP) de Faro fez, na manhã desta terça-feira, uma declaração aos jornalistas acerca da embarcação encontrada ontem numa praia de Vila Real de Santo António, no Algarve, de onde terão desembarcado migrantes ilegais. O sub-intendente Hugo Marado revelou que "há possibilidade, inclusivamente, de alguns se encontrarem no lado de Espanha, até por informações recolhidas nas conversas que fomos tendo com os detidos, na senda da procura de informação que possa ser pertinente".

Quanto aos três homens detidos, estes "foram localizados no centro da cidade". "Nós já havíamos tido conhecimento através da Polícia Marítima que uma embarcação havia sido encontrada numa das praias junto à foz do Guadiana, verificámos também essa embarcação e tinha alguns indícios de acabar de ter sido utilizada", explicou ainda o responsável.

Já uma das patrulhas "achou estranha a conduta de três cidadãos desconhecidos da cidade" que aparentavam "alguma fadiga e desorientação, fruto do desconhecimento do local onde se encontravam", ou seja, um "conjunto de indícios que nos levaram a abordar e intercetar". 

A avaliação feita à embarcação e o que foi apurado junto dos detidos deu a perceber às autoridades que teriam sido acompanhados por outros cidadãos no barco encontrado. Estes três homens estão "estáveis" e bem de saúde, indicou ainda a PSP, sublinhando que havia dois indocumentados; o outro apresentava "documentos marroquinos".

"A informação foi transmitida às demais forças e serviços de segurança da região e o dispositivo encontra-se especialmente atento a esta questão", acrescentou Hugo Marado.

Recorde-se que as autoridades detiveram na segunda-feira em Vila Real de Santo António, no Algarve, três pessoas que alegadamente desembarcaram de forma ilegal numa praia do concelho. Estes serão presentes a uma autoridade judiciária pelas 15 horas de hoje. 

Inicialmente, uma patrulha da Polícia Marítima (PM) "localizou cerca das 08h10 de segunda-feira, na praia de Santo António", uma "embarcação abandonada", tendo de imediato sido realizadas "buscas nas imediações para ver se havia alguém que pudesse ser relacionado com a embarcação", mas sem resultados, disse o capitão do porto algarvio, Rui Vasconcelos Duarte, à Lusa.

Este será o sétimo desembarque de ilegais em 15 meses no Algarve.

[Notícia atualizada às 10h28]

Leia Também: Algarve: Três detidos após embarcação abandonada ser encontrada em praia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório