Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 12º MÁX 24º

Madeira ficou sem luz por causa do mau tempo. Sete pessoas realojadas

Foi registada uma falha de eletricidade em toda a ilha. Aguaceiros fortes e queda granizo já motivaram o realojamento de duas famílias, num total de sete pessoas.

Madeira ficou sem luz por causa do mau tempo. Sete pessoas realojadas
Notícias ao Minuto

21:48 - 27/03/21 por Notícias ao Minuto com Lusa

País Mau tempo

A ilha da Madeira foi este sábado afetada por um apagão geral, incluindo a cidade do Funchal, devido à tempestade que assola o arquipélago desde o início do dia, e uma parte do território permanece ainda sem energia. As autoridades terão desligado a eletricidade em toda a ilha por precaução, mas estará a ser reposta faseadamente.

O apagão ocorreu cerca das 20:45, e no Funchal durou até cerca das 23:00, numa altura em que a costa sul e as regiões montanhosas da ilha da Madeira se encontravam sob aviso vermelho para chuva e trovoada que vigorou até 21:00.

O corte geral eletricidade afetou também as telecomunicações na ilha.

O Jornal da Madeira relatou a ocorrência de várias inundações, tanto em residências particulares como em estabelecimentos comerciais.

O governo regional indicou que "uma descarga elétrica sobre a linha de transporte de 60 KV entre a Calheta e o Funchal provocou diversos danos", através das redes sociais.

A página de Facebook 'Meteo Trás os Montes', uma página dedicada à meteorologia, reforçou que foi a queda de um raio a provocar o apagão. "Toda a ilha está às escuras e debaixo de forte temporal", acrescentaram.

Recorde-se que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou hoje sob aviso vermelho, devido a chuva e trovoada, a costa sul e regiões montanhosas da ilha da Madeira, até às 12:00 de domingo, mantendo o norte em laranja.

A previsão do IPMA aponta para aguaceiros fortes e queda granizo, acompanhados de trovoada, situação que se mantém desde a madrugada de hoje e já motivou o realojamento de duas famílias, num total de sete pessoas, no concelho do Funchal.

Nas redes sociais, algumas publicações ilustram a intempérie:

As duas corporações de bombeiros do município - os Sapadores e os Voluntários Madeirenses - continuam envolvidas em operações da limpeza e sinalização de vias devido à queda de pedras e inundações, o mesmo ocorrendo com outras corporações da região.

O presidente da Câmara Municipal do Funchal, Miguel Gouveia, disse à agência Lusa que foram já registadas mais de 100 ocorrências, sobretudo inundações e pequenos incêndios em instalações elétricas, mas não há vítimas a assinalar.

Na sequência do apagão, os bombeiros foram também chamados a socorrer várias pessoas que ficaram presas em elevadores.

"A prioridade foi salvaguardar a integridade física das pessoas", realçou Miguel Gouveia.

Duas estradas nas zonas montanhosas foram encerradas por precaução, pelo Instituto de Florestas e Conservação da Natureza, devido à queda de neve.

As más condições atmosféricas afetaram também a operação no Aeroporto Internacional da Madeira, tendo dois voos oriundos do Porto divergido para o Porto Santo.

O Serviço Regional de Proteção Civil alertou, por seu lado, a população para "evitar ao máximo" a circulação na via pública, recomendado que esteja atenta à formação de lençóis de água e à ocorrência de inundações.

[Notícia atualizada às 23h41]

Leia Também: Madeira sob aviso vermelho devido a chuva e trovoada até domingo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório