Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 21º

Já é proibido circular entre concelhos. PSP reforça fiscalização na rua

A circulação entre concelhos em Portugal continental está proibida desde as 00h00 de hoje e vai manter-se até às 05h00 de 05 de abril (segunda-feira após a Páscoa), no âmbito do estado de emergência para combate à covid-19. A PSP passa hoje a ter presença reforçada na via pública até 05 de abril, no âmbito da operação 'Páscoa em Casa'.

Já é proibido circular entre concelhos. PSP reforça fiscalização na rua
Notícias ao Minuto

08:58 - 26/03/21 por Notícias ao Minuto com Lusa

País Covid-19

A medida - que já esteve em vigor na Páscoa de 2020 e noutros períodos, e tem sido mantida no atual período de confinamento geral aos fins de semana - pretende "garantir que a Páscoa não é um momento de deslocação e de encontro, mas, pelo contrário, mais um momento de confinamento", segundo o primeiro-ministro, António Costa.

Inicialmente, esta proibição de circulação entre os 278 concelhos do continente tinha início às 20h00 de hoje, mas uma declaração de retificação publicada em Diário da República antecipou a entrada em vigor para as 00h00.

Segundo o diploma do Governo, existe um conjunto de exceções à proibição, inclusive deslocações para desempenho de funções profissionais (conforme atestado por declaração emitida pela entidade empregadora ou equiparada), por motivos de saúde e para cumprimento de responsabilidades parentais.

'Páscoa em Casa': PSP reforça fiscalização

A PSP passa hoje a ter presença reforçada na via pública até 05 de abril, no âmbito da operação 'Páscoa em Casa', para dissuadir e prevenir comportamentos de propagação da Covid-19.

Por ocasião da época Pascal, face à "necessidade de garantir o cumprimento da proibição de circulação entre concelhos, a PSP leva a cabo a operação #Páscoa em Casa", que teve início às 00h00 de hoje e decorrerá até às 00h00 de 05 de abril, anunciou na quinta-feira a direção nacional da Polícia de Segurança Pública.

A operação vai decorrer em todo o país, com os efetivos da PSP "mais presentes na via pública, alavancando o sentimento de segurança dos cidadãos e contribuindo para a dissuasão e prevenção de comportamentos que potenciem risco de disseminação da covid-19".

O aumento da presença policial pretende ser notório nos "interfaces" dos meios de transporte coletivo, nos principais eixos rodoviários, nos nós de circulação interconcelhia, nos parques e zonas ribeirinhas e outros locais que, pelas características naturais, potenciem um forte afluxo de pessoas.

A PSP sublinha que a população deverá continuar a observar o dever geral de recolhimento, limitando as saídas de casa ao estritamente necessário e pelo tempo imprescindível, com os cidadãos que necessitem de se deslocar por motivos profissionais a terem de ter na sua posse uma declaração da entidade empregadora.

Leia Também: AO MINUTO: Portugal passa 1 milhão de vacinados. Fogo em hospital indiano

Recomendados para si

;
Campo obrigatório