Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Marcelo promulga renovação do Estado de Emergência

14.º estado de exceção decorre até 15 de abril.

Marcelo promulga renovação do Estado de Emergência
Notícias ao Minuto

17:13 - 25/03/21 por Natacha Nunes Costa

País Covid-19

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, já promulgou a renovação do Estado de Emergência, após a autorização do parlamento, com votos a favor de PS, PSD, CDS-PP e PAN e a abstenção do BE.

De acordo com uma nota publicada no site da Presidência, o 14.º estado de exceção decorre até 15 de abril.

"Na sequência da votação amplamente favorável da Assembleia da República esta tarde, o Presidente da República assinou o Decreto que renova o Estado de Emergência até 15 de abril", lê-se no comunicado de Marcelo Rebelo de Sousa.

O Presidente da República anunciou na segunda-feira que iria fazer uma declaração ao país após esta renovação do estado de emergência, que está prevista para as 20h de hoje.

Este é o 14.º diploma do estado de emergência - que permite a suspensão do exercício de alguns direitos, liberdades e garantias - do chefe de Estado para permitir medidas de contenção da Covid-19.

O atual período de estado de emergência termina às 23h59 da próxima quarta-feira, 31 de março. Esta renovação terá efeitos entre as 00h00 de 1 de abril e as 23h59 de 15 de abril.

Marcelo Rebelo de Sousa falou ao país sempre que decretou este quadro legal, exceto no período entre o anúncio da sua recandidatura e a sua reeleição como Presidente da República - entre 7 de dezembro e 24 de janeiro - e na última renovação do estado de emergência, em 11 de março, que coincidiu com o momento da apresentação do plano de desconfinamento do Governo e da sua deslocação ao Vaticano.

Leia Também: AO MINUTO: AR aprova 14ª Emergência; Caso suspende governo holandês

Recomendados para si

;
Campo obrigatório