Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

AO MINUTO: 5% com vacinação concluída; Mais de 3 mil mortes no Brasil

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: 5% com vacinação concluída; Mais de 3 mil mortes no Brasil
Notícias ao Minuto

15:47 - 23/03/21 por Notícias ao Minuto

País Coronavírus

Portugal registou 434 novos casos de Covid-19 e mais 10 mortes nas últimas 24 horas, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado esta terça-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS). Em termos globais, Portugal contabiliza 818.212 contágios e 16.794 óbitos. O número de recuperados é agora de 769 mil. Os casos ativos desceram para 32 mil

Os internamentos voltaram a diminuir, tanto em enfermaria como nas unidades de cuidados intensivos. 

Apesar do plano faseado de desconfinamento que está em curso, o primeiro-ministro António Costa alertou, esta terça-feira, os portugueses para não baixarem a guarda e manterem "todas as cautelas" porque "o risco efetivo de transmissão está a aumentar"

Na reunião no Infarmed de hoje, o epidemiologista Henrique Barros frisou ainda que as crianças não têm um "papel relevante" nas infeções pelo vírus SARS-CoV-2 nas famílias

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

00h00 - Boa noite! Termina aqui o acompanhamento ao minuto desta terça-feira. De manhã publicaremos um novo artigo no qual poderá continuar a acompanhar os principais desenvolvimentos da pandemia em Portugal e no resto do mundo.

Não se esqueça: se sentir sintomas relacionados com o coronavírus ligue para a Linha SNS24 - 808 24 24 24.

23h54 - O professor de Saúde Internacional, Tiago Correia, considera que, face à situação epidemiológica em Portugal, "não estamos absolutamente mal nem absolutamente bem"

No entanto, alertou que "há alguns indicadores que estão a evoluir e que irão evoluir no sentido que nos irão obrigar a alguma redefinição ou esclarecimento das medidas que foram anunciadas". 

Tiago Correia vincou que "se o R(t) estiver acima de 1 tem de haver uma suspensão do processo de desconfinamento"

23h49 - A Associação Médica Brasileira (AMB) pediu hoje que seja banida a utilização de cloroquina e outros fármacos sem eficácia comprovada contra a Covid-19, num posicionamento contrário ao defendido pelo presidente Jair Bolsonaro.

23h47 - Marta Temido reiterou hoje que o objetivo do Governo é que o desconfinamento aconteça ao mesmo ritmo em todo o país, mas admitiu a possibilidade de "intervenções cirúrgicas" com medidas excecionais em determinadas zonas

23h44 - Cerca de 40 trabalhadores de uma unidade fabril em Rio Maior estão infetados com o SARS-CoV-2, estando já todos em isolamento em suas casas, disse hoje fonte do município.

23h36 - O Brasil reportou esta terça-feira um novo recorde de óbitos diários. Pela primeira vez o país registou mais de três mil mortes no espaço de 24 horas - 3.251, mais precisamente. Face aos números de óbitos diários que tem notificado nas últimas semanas, o Brasil vai provavelmente ultrapassar o total de 300 mil mortes esta quarta-feira

Os dados divulgados hoje pelo Ministério da Saúde brasileiro mostram que foram identificadas 82.493 novas infeções

Em termos acumulados, o Brasil perfaz 12.130.019 casos positivos e 298.676 vítimas mortais.

22h04 - A ministra da Saúde garantiu hoje que o Governo estará atento ao processo de autotestes rápidos de antigénio, no sentido de assegurar que esta metodologia de despiste da Covid-19 "não se transforme numa roda livre".

"O Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC) tem um documento da semana passada sobre os riscos e as vantagens e sobre aquilo a que temos de estar atentos para que esta metodologia não se transforme numa roda livre. Não queremos que isso aconteça", afirmou Marta Temido.

21h11 - A Associação Nacional de Discotecas (AND) disse hoje que o Governo mostrou disponibilidade para aumentar os apoios ao setor e discutir a reabertura dos espaços de diversão noturna, encerrados desde março de 2020 devido à pandemia.

20h13 - 5% da população portuguesa já tem a vacinação contra a Covid-19 completa, revela o boletim das inoculações divulgado esta terça-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS). A região Norte é a que mais doses de vacina administrou até ao momento no país - 449.858.

19h34 - No final da reunião com o Presidente da República, por videoconferência, Francisco Rodrigues dos Santos, líder do CDS, fez uma declaração onde começou por dar ênfase ao "contexto escolar"

"Hoje foram relevados dados que nos preocupam muito: até agora, só foi testada uma população escolar inferior a 0.1% e, até ao final da próxima semana, espera-se que sejam vacinados 28% dos professores e do pessoal educativo", considerou. 

19h33 - As reservas de oxigénio destinadas à respiração artificial de pacientes gravemente afetados pela Covid-19 atingiram níveis "preocupantes" em seis estados do Brasil, onde a pandemia está numa fase crítica, revelaram hoje fontes oficiais. 

19h31 - A ministra da Saúde, Marta Temido, afirmou hoje que o levantamento das patentes das vacinas contra a Covid-19 não resolve a disponibilização lenta de doses, explicando que o problema está na capacidade produtiva industrial. 

19h28 - O Supremo Tribunal Federal rejeitou esta terça-feira o pedido do presidente Jair Bolsonaro para acabar com as restrições impostas por vários estados brasileiros para conter a Covid-19.

Bolsonaro queria impedir os governos regionais e municipais de imporem medidas restritivas para tentar conter o avanço do vírus, numa altura em que o país enfrenta as piores semanas da pandemia.

19h26 - Após a reunião com Marcelo Rebelo de Sousa, o líder do PAN, André Silva, referiu que foram abordadas diversas temáticas como o plano de vacinação que "está bastante atrasado", facto que é uma das preocupações do partido.

"Apenas um milhão de primeiras tomas, meio milhão de vacinas consumadas... o que, no caso concreto da faixa etária 40-60, ela está bastante desprotegida e é importantíssima para a imunização de grupo, social", começou por apontar o líder do PAN. 

Já em relação à renovação do Estado de Emergência, "nós vamos acompanhar", porque "pese embora estarmos num plano de desconfinamento, ele carece ainda de medidas que estejam legitimadas por cobertura legal e constitucional".

19h23 - A Madeira registou hoje 34 novos casos de Covid-19, 52 recuperações e 101 situações suspeitas, indicou a Direção Regional de Saúde, referindo que o total de infeções ativas no arquipélago é agora de 539. 

19h21 - O primeiro-ministro belga, Alexander De Croo, convocou uma reunião de emergência para quarta-feira, dedicada à pandemia de Covid-19, quando o número de doentes em cuidados intensivos na Bélgica duplicou em seis semanas. 

19h20 - Os 'Verdes' alertaram hoje para o cansaço da população quanto às medidas de confinamento e restrições, considerando que não é tempo de discutir Estados de Emergência mas sim o de fazer um "caminho de esperança". 

19h18 - Os cerca de 78.700 professores e funcionários do pré-escolar, primeiro ciclo e 'Escola a Tempo Inteiro' vão ser contactados na quarta-feira com informação sobre hora e local onde poderão ser vacinados contra a Covid-19, anunciou o Ministério da Educação.

19h13 - As autoridades de saúde francesas divulgaram o boletim epidemiológico desta terça-feira, que deu conta de 14.678 novos casos de Covid-19 e mais 287 mortes em 24 horas. França perfaz agora um total de 4.313.073 contágios e 92.908 vítimas mortais. O número de recuperados subiu para 283 mil

No entanto, os internamentos estão em nova fase de incremento.

18h46 - O Ministério da Saúde espanhol indicou, esta terça-feira, que foram detetados 5.516 novos casos de contaminação e morreram mais 201 pessoas nas últimas 24 horas. No entanto, o governo espanhol referiu que este balanço não conta com os dados da Comunidade Valenciana, que ainda não os atualizou

Espanha totaliza 3.234.319 casos positivos e 73.744 óbitos

17h47 - Os hospitais públicos dispõem de 1.015 camas de cuidados intensivos, mais 134% do que no início da pandemia, no âmbito de investimentos para aproximar esta área dos parâmetros de outros países europeus, anunciou hoje a ministra da Saúde, Marta Temido. 

17h05 - A vacinação de docentes arranca com o pré-escolar e o 1.º ciclo do Básico.

"O processo de vacinação do pessoal docente e pessoal não docente, dos estabelecimentos públicos e privados, recorrendo à vacina da AstraZeneca, após a necessária articulação entre os Ministérios da Educação e da Saúde e a 'task force', terá início no fim de semana de 27 e 28 de março de 2021, com profissionais da educação pré-escolar, do 1.º ciclo do ensino básico e da 'Escola a Tempo Inteiro'",  revela, esta terça-feira, em comunicado o Ministério da Educação. 

17h03 - O primeiro-ministro admitiu, esta terça-feira, a necessidade de manter o Estado de Emergência em vigor até maio, ou seja, até ao final do plano de desconfinamento definido pelo Governo. 

"O que posso dizer é que da parte do Governo, pelo menos até ao final deste processo é necessário manter o Estado de Emergência para garantir que todos estes passos são dados com segurança", afirmou António Costa, à margem de uma visita às obras de requalificação da Escola Secundária de Camões, em Lisboa.

17h00 - João Cotrim Figueiredo, da Iniciativa Liberal, assinalou, no final do encontro com o Presidente da República, que o partido se mantém contra a permanência da vigência do Estado de Emergência

"Dizer com um mês de antecedência que se vai precisar de fazer isso até meados de maio parece-nos excessivo e parece-nos um sinal dado de que os sacrifícios e os esforços que as pessoas estão a fazer acabam por não ter um reflexo prático, porque as suas vidas continuam neste limbo que não é agradável para ninguém", assinalou o líder da Iniciativa Liberal.

16h57 - A Agência Europeia do Medicamento (EMA) anunciou hoje que a entrega de vacinas da Janssen deverá sofrer um atraso. A informação foi avançada, esta terça-feira, pela diretora da agência, Emer Cooke, que assegurou contudo que as vacinas estarão disponíveis nos últimas dias deste mês.

Esta informação contradiz a que foi avançada pela responsável da Comissão Europeia, Sandra Gallina, que insistiu que a data de entrega das doses da vacina da Johnson & Johnson seria em meados de abril. 

16h54 - Todos os utentes e trabalhadores dos lares já receberam a primeira dose da vacina, sendo a exceção os locais onde houve surtos de Covid-19, esclareceu hoje a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. 

16h52 - O deputado do Bloco de Esquerda Moisés Ferreira voltou hoje a defender a importância do aumento da testagem para garantir um desconfinamento seguro no contexto do combate à Covid-19, assim como a libertação das patentes das vacinas.

Para o parlamentar bloquista, "se não se apostar na testagem, é possível que se perca novamente o controlo da transmissibilidade do vírus", algo que não se pode "deixar que aconteça".

16h48 - A proteção civil italiana referiu esta terça-feira que foram identificados 18.765 casos de contágio e morreram 551 pessoas no último dia. Itália acumula 3.419.616 casos confirmados e 105.879 vítimas mortais. O total de recuperados aumentou para 2.753.083

16h28 - O Departamento de Saúde e de Assistência Social anunciou esta terça-feira que foram diagnosticados 5.379 contágios por coronavírus no espaço de 24 horas. Foi o quarto dia consecutivo em que o Reino Unido registou mais de cinco mil novos casos. Os casos diários mantém-se abaixo dos sete mil há cerca de duas semanas

As autoridades de saúde revelaram ainda que morreram mais 122 pessoas em 24 horas

No total, o Reino Unido soma 4.307.304 infeções e 126.284 óbitos

15h52 - A Pfizer acaba de divulgar informação sobre o começo de um ensaio clínico realizado com o intuito de testar um medicamento oral contra a Covid-19.

O novo medicamento faz parte de uma classe de fármacos chamados inibidores da protease e funciona restringindo uma enzima que o novo coronavírus necessita de replicar em células humanas.

15h35 - O presidente da Coreia do Sul recebeu, esta terça-feira, a primeira dose da vacina da AstraZeneca contra a Covid-19. Moon Jae-in, a mulher e outros nove elementos da comitiva presidencial receberam a vacina já de olhos postos na reunião do G7, planeada para junho, no Reino Unido.

Leia Também: AO MINUTO: Portugal com mais 1.212 recuperados; Internados a descer

Recomendados para si

;
Campo obrigatório