Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Infarmed. Há uma "manutenção da tendência de descida" dos casos de Covid

Na reunião do Infarmed desta terça-feira, que reuniu políticos e especialistas, destacou-se a tendência de descida da incidência cumulativa a 14 dias de novos casos de Covid-19 e previu-se que o Rt chegue a 1 nas próximas semanas.

Infarmed. Há uma "manutenção da tendência de descida" dos casos de Covid
Notícias ao Minuto

10:05 - 23/03/21 por Notícias ao Minuto com Lusa

País Covid-19

"Houve uma manutenção da tendência de descida com incidência cumulativa a 14 dias de 79 casos por 100 mil habitantes", começou por revelar André Peralta Santos, da Direção-Geral da Saúde (DGS), ao apresentar a situação epidemiológica do país, na reunião do Infarmed desta terça-feira. 

Ao analisar a "dispersão geográfica, em comparação com a reunião anterior", conclui-se que "houve uma diminuição generalizada por todo o território da incidência cumulativa", indicou. 

De 14 a 20 de março,  a região de Lisboa também manteve a tendência decrescente, mas alguns municípios já evidenciam algum crescimento no número de novos casos. 

Na análise por grupos etários, o especialista da DGS salientou "uma mudança de padrão", centrada na população ativa, que "voltou a ser a população com maiores incidências", enquanto o grupo etário de mais de 80 anos, fortemente atingido pela covid-19 no último ano, "passou a ter uma incidência menor à média nacional".

Já em relação à testagem, André Peralta Santos destacou uma "intensidade bastante considerável, dispersa por todo o território e uma positividade acima de 4% só em alguns concelhos".

A evolução positiva verificou-se também na notificação laboratorial dos casos, segundo o perito da DGS, com "uma melhoria na rapidez de desempenho nos últimos meses e até nos meses de maior intensidade epidémica", sendo o atraso de notificação atualmente inferior a 10% dos casos.

Vacinação deve abranger população dos 40 aos 60 anos 

André Peralta Santos mostrou também um gráfico que retrata as hospitalizações em cuidados intensivos e revelou que, "num cenário de grande incidência, como o que tivemos janeiro, só a população dos 40 aos 60 anos é suficiente para ultrapassar o indicador de 245 camas de hospitalizações em cuidados intensivos". 

Por isso, frisou, "para estarmos completamente seguros, a faixa etária a vacinar terá de ir até estas idades”.

Há também uma manutenção “bastante pronunciada” da descida das mortes, o que são “indicadores positivos já próximos do limiar de segurança”.

Em relação às variantes, "houve um aumento" da variante britânica, sendo que a prevalência estimada para Lisboa e Vale do Tejo é de 73,3% e cerca de 60-65% no Norte e Centro. 

Rt a subir deve atingir 1 "nas próximas semanas"

A reunião prosseguiu no Infarmed, com a apresentação das conclusões sobre a análise da incidência e transmissibilidade por Baltazar Nunes. De acordo com o especialista, o Rt está a aumentar "de forma linear", tal como "noutros países europeus", prevendo-se que em Portugal atinja o 1 "nas próximas semanas".

Com base na média de cinco dias entre 13 e 17 de março, o Rt situa-se em 0,89, mas o epidemiologista, que integra o grupo de peritos que presta apoio ao Governo na tomada de decisões no âmbito da pandemia de covid-19, explicou que no último dia de análise este indicador já tinha atingido os 0,92, muito perto do limite de 1 fixado pelo Governo nas métricas de análise da evolução do plano de desconfinamento.

"É natural que haja o abrandar da velocidade de decréscimo, embora também tenha os seus riscos", sublinhou Baltazar Nunes, sem deixar de notar que a incidência cumulativa de casos por 100 mil habitantes a 14 dias está abaixo do limiar de 120.

"Apesar de o Rt estar a aproximar-se de 1 é importante que a incidência esteja a baixar. Gostaríamos de reforçar a necessidade de analisar estes indicadores em conjunto", disse Baltazar Nunes numa apresentação na reunião de peritos e decisores políticos sobre a situação epidemiológica em Portugal que decorre na sede da Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed).

O investigador do INSA vincou que os dados hoje apresentados "ainda não refletem o efeito das medidas implementadas com a abertura do primeiro ciclo e das creches".

Plano de testagem

Também no Infarmed, Ricardo Mexia apresentou um plano de testagem massiva, que deve ser "feita com critérios objetivo e claros" e com base num "modelo participativo". 

A estratégia, considera o especialista, deve passar "por uma análise epidemiológica em função da incidência", e abranger as populações com maior exposição e mais vulneráveis, como trabalhadores sazonais, migrantes e sem-abrigo, e serviços essenciais como os de saúde, bombeiros e serviços de segurança. 

Ricardo Mexia vincou a necessidade de um sistema de notificação de testagem "ágil", seja através de plataformas web, seja com recurso a aplicações. 

“Os testes não se substituem uns aos outros”, lembrou o médico de Saúde Pública, salientando que, no âmbito da vigilância epidemiológica, "é fundamental a manutenção da realização de testes PCR". 

A reunião sobre a evolução da pandemia de covid-19 em Portugal, como tem sido habitual, decorreu por videoconferência, estando presentes nas instalações da Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed) a ministra da Saúde, Marta Temido, e a maioria dos especialistas.

De salientar que, na quinta-feira, a Assembleia da República vai debater e votar o projeto de decreto presidencial para a renovação do Estado de Emergência por novo período de 15 dias, com efeitos a partir de 1 de abril e que abrangerá o período da Páscoa.

Acompanhe aqui:

[Notícia em atualização]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório