Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Homem detido por desobediência quando participava em ajuntamento

Um homem com 23 anos foi detido no final da tarde de domingo em Porto Salvo, no concelho de Oeiras, em Lisboa, por desobediência às regras do estado de emergência, quando participava num ajuntamento, informou hoje a PSP.

Homem detido por desobediência quando participava em ajuntamento
Notícias ao Minuto

13:41 - 22/03/21 por Lusa

País Oeiras

Numa nota, a PSP explicou que a detenção surgiu no contexto de resposta a uma denúncia de um ajuntamento em Porto Salvo, "com várias pessoas a confraternizar na via pública, em total desrespeito às normas em vigor".

O suspeito, um dos participantes no ajuntamento, "recusou, terminantemente, acatar as ordens para a obrigação do uso de máscara e do dever geral de recolhimento domiciliário", acabando por ser detido pelo crime de desobediência.

"Para que a detenção fosse efetivada, revelou-se de absoluta necessidade o uso da força física estritamente necessário para manietar o suspeito, devido à sua postura não colaborante e à resistência oposta por ele", destacou a PSP.

A PSP salientou ainda que teve de "intervir com vários indivíduos presentes no local", que tentaram "agir contra a concretização da detenção", o que resultou em ferimentos em dois polícias e no detido.

Ao detido foram passados três autos de contraordenação por inobservância do dever geral de recolhimento domiciliário, obrigação do uso de máscara e consumo de bebidas alcoólicas na via pública.

O homem aguarda uma notificação para comparência no Tribunal Judicial da Comarca de Oeiras, para aplicação das medidas de coação.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.716.035 mortos no mundo, resultantes de mais de 123 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 16.768 pessoas dos 817.530 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Leia Também: AO MINUTO: AstraZeneca é 79% eficaz; Imunidade de grupo "não é linear"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório