Meteorologia

  • 28 SETEMBRO 2021
Tempo
22º
MIN 16º MÁX 23º

Edição

Programa Centro 2020 abriu concurso para apoiar inserção dos sem-abrigo

O Programa Centro 2020 abriu concurso no valor de 500 mil euros para apoiar a inserção de pessoas em situação de sem-abrigo, divulgou a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro.

Programa Centro 2020 abriu concurso para apoiar inserção dos sem-abrigo

O concurso tem como objetivo "promover a inclusão social e combater a pobreza e qualquer tipo de discriminação".

Esta iniciativa é destinada a entidades públicas e privadas sem fins lucrativos, "como autarquias locais, fundações, associações de desenvolvimento regional e local, empresas municipais, organizações não-governamentais e outras entidades privadas sem fins lucrativos", que tenham como "prática" a interferência junto de indivíduos em situação de sem-abrigo, lê-se em nota publicada na página de internet daquela organização.

Neste projeto, são financiadas ações que "integrem a criação de equipas que assegurem o acompanhamento psicossocial e o acesso aos recursos existentes na comunidade" e ainda "respostas integradas dirigidas a pessoas em risco de exclusão social".

A iniciativa tem o intuito de promover a "empregabilidade", bem como a "inserção profissional", implementando "ações ocupacionais adequadas às características e vulnerabilidades das pessoas em situação de sem-abrigo".

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro informou ainda que estão complementadas ações que visem combater o estigma sobre a condição de sem-abrigo, entre elas "iniciativas de informação e de sensibilização das comunidades locais" de pessoas em situação de sem-abrigo.

Estão também complementadas "ações de capacitação e de formação pessoal, emocional e profissional à medida das competências cognitivas, psicológicas, emocionais e dos estados de saúde física e mental das pessoas em situação de sem-abrigo".

O concurso decorre até dia 30 de abril.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório