Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Covid-19. Lisboa vai ter campanha de testagem "universal e gratuita"

No âmbito da campanha, cada munícipe poderá realizar gratuitamente dois testes rápidos de antigénio por mês.

Covid-19. Lisboa vai ter campanha de testagem "universal e gratuita"
Notícias ao Minuto

10:02 - 19/03/21 por Notícias ao Minuto

País Covid-19:

A Câmara de Lisboa está a preparar uma campanha de testagem "universal e gratuita" em que cada munícipe irá poder realizar, de forma gratuita, dois testes rápidos de antigénio mensalmente. 

A informação, avançada pelo Público esta sexta-feira e confirmada ao Notícias ao Minuto por fonte oficial da autarquia, indica que esta testagem vai ser levada a cabo nas freguesias da capital que apresentem incidência cumulativa a 14 dias superior a 120 novos casos por 100 mil habitantes.

Este processo de testagem, indica o jornal, decorre na sequência de um protocolo assinado com a Associação Nacional de Farmácias e terá início no final de próxima semana. 

O executivo camarário pretende, com esta estratégia, monitorizar o desconfinamento gradual e, por isso, o plano de testagem estará em vigor enquanto for necessário, não se antevendo uma data limite para terminar. 

As 24 freguesias de Lisboa vão ter locais de recolha prontos a ativar o plano caso ultrapassem o limite de 120 novos casos por 100 mil habitantes estipulado na matriz de risco do Governo.

Mais tarde, na rede social Twitter, Fernando Medina confirmou a testagem, indicando que os testes vão ser feitos em farmácias e que são uma "medida essencial para controlar o número de infetados e diminuir os focos de contágio". 

[Notícia atualizada às 13h22]

Leia Também: AO MINUTO: Quem recusar AstraZeneca perde a vez; Haverá "verão normal"?

Recomendados para si

;
Campo obrigatório