Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 12º MÁX 24º

Queixa contra bastonária da Ordem dos Enfermeiros arquivada

Na origem da queixa estavam comentários de Ana Rita Cavaco nas redes sociais.

Queixa contra bastonária da Ordem dos Enfermeiros arquivada
Notícias ao Minuto

18:52 - 18/03/21 por Melissa Lopes

País Enfermeiros

O Conselho Jurisdicional da Ordem dos Enfermeiros arquivou a queixa que tinha sido apresentada por um grupo de 16 enfermeiros contra a bastonária da Ordem, Ana Rita Cavaco, noticia a TVI. 

De acordo com a estação televisiva, em reunião realizada no passado dia 12 de março, o Conselho Jurisdicional concluiu que as palavras de Ana Rita Cavaco são "uma opinião pessoal, subjetiva, suportada pela invocação de factos que apontam para essa mesma opinião, não é um discurso objetivamente difamatório, pelo que nele não pode ser diretamente assacada qualquer infração cometida e consequente responsabilidade disciplinar". 

Recorde-se que queixa apresentada por um grupo de enfermeiros surgiu depois da polémica causada pelos comentários de Ana Rita Cavaco nas redes sociais sobre o processo de vacinação contra a Covid-19 no país.

Os profissionais entenderam que a "bastonária tem, através de um conjunto de declarações, sistematicamente violado diversas alíneas do código deontológico e dos estatutos", afirmou Manuel Lopes, um dos subscritores da participação, acrescentando que os enfermeiros que apoiam a queixa se demarcam "totalmente deste tipo de atitudes e linguagem".

"Nós não atacamos pessoas. Nós discordamos frontalmente de linguagem e comportamentos atentatórios da dignidade de outros seres humanos. Não nos revemos nessa posição, não entendemos que este seja um comportamento de qualquer enfermeiro, muito menos de quem tem a função de liderar a Ordem", realçou, na altura, o profissional.

Na participação era referido que "a violação de tais deveres deontológicos é de tal forma grave e danosa da imagem e reputação públicas da Ordem e da profissão de enfermeiro, que, no entendimento dos signatários justifica a aplicação da pena disciplinar máxima, isto é, a expulsão".

Sobre a polémica, recorde-se, a ex-bastonária da Ordem dos Enfermeiros, Maria Augusta reconheceu que Ana Rita Cavaco não está à altura do cargo que desempenha, tendo apelado à abertura de um processo disciplinar contra a atual bastonária.

Num artigo de opinião publicado no Público, Maria Augusta considerou o comportamento de Ana Rita Cavaco "inaceitável", o que a levou, pelo respeito pelo legado da Ordem, a pedir desculpa aos que a bastonária tem ofendido, "sem respeito pela profissão e pelos enfermeiros" que trabalham diariamente.

De recordar que, depois de ter chamado "gorda fura filas" à autarca de Portimão, a Bastonária da Ordem dos Enfermeiros referiu-se a Daniel Oliveira recorrendo à palavra "esterco". Em causa, a crónica publicada no Expresso 'O que Ana Rita Cavaco ouviu dizer e as duas faces da mesma incivilidade'.

Leia Também: "Quem se vacinou indevidamente tirou a vez a alguém que pode ter morrido"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório