Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
10º
MIN 8º MÁX 15º

CHTMAD tem um novo procedimento em cardiologia

Através da implantação de pacemaker epicárdico com apoio da cirurgia cardíaca, os doentes de risco de Trás-os-Montes e Alto Douro deixam de ter de se deslocar aos hospitais de referência no litoral.

CHTMAD tem um novo procedimento em cardiologia
Notícias ao Minuto

11:04 - 17/03/21 por Notícias ao Minuto

País Cardiologia

O Serviço de Cardiologia do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD) tem um novo procedimento, desde fevereiro de 2021. Falamos da implantação de pacemaker epicárdico com apoio da cirurgia cardíaca.

O procedimento é indicado para doentes com insuficiência cardíaca e/ou diversas arritmias e "é encarado como alternativa terapêutica aos casos clínicos com contraindicação ou impraticabilidade de implantação de pacemaker convencional", pode ler-se no comunicado enviado às redações. 

Defende o CHTMAD que com este procedimento, que é o "único na região de Trás-os-Montes e Alto Douro, os pacientes da área de influência do CHTMAD veem, assim, melhorada a acessibilidade aos cuidados de saúde".

Para Renato Margato, médico cardiologista, “este procedimento multidisciplinar, que conta com o apoio da cirurgia cardíaca e da anestesiologia, permite dar resposta a um grupo de doentes de risco que, até agora, teriam que se deslocar aos hospitais de referência no litoral”.

Leia Também: Atividade física. Crianças que tiveram Covid-19 devem ser acompanhadas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório