Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Perto de 40 mil trabalhadores de creches vão ser testados esta semana

Cerca de 40 mil trabalhadores de quatro mil creches de todo o país vão ser testados à Covid-19 esta semana, num processo cujo arranque foi assinalado hoje na Azambuja (Lisboa) pela ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

Perto de 40 mil trabalhadores de creches vão ser testados esta semana
Notícias ao Minuto

18:08 - 16/03/21 por Lusa

País Covid-19

Ana Mendes Godinho assistiu à testagem de algumas das funcionárias do Centro Social Paroquial da Azambuja, que reabriu na segunda-feira, no âmbito das primeiras medidas de desconfinamento, as valências de creche, pré-escolar e Atividades de Tempos Livres (ATL).

Segundo a ministra, a testagem a profissionais que trabalham em creches, amas e estabelecimentos do pré-escolar visa, além da prevenção do contágio pelo novo coronavírus, dar "confiança e também tranquilidade" no reinício das atividades letivas após quase dois meses de confinamento devido ao rápido crescimento de casos de infeção pelo SARS-CoV-2.

Salientando a satisfação que viu nas crianças, educadoras e auxiliares neste regresso, Ana Mendes Godinho afirmou ser preciso agradecer e valorizar "todas as pessoas que não têm parado ao serviço dos outros", bem como a "grande capacidade" do setor social e dos seus funcionários, que "têm estado sempre no terreno, na primeira linha, a trabalhar ao serviço das crianças e dos mais idosos".

A ministra salientou que a testagem nas creches vem juntar-se ao programa integrado de acompanhamento e de prevenção nos lares, num esforço para chegar às várias dimensões das respostas sociais.

Ana Mendes Godinho referiu o facto de já terem sido ministradas as vacinas em todos os lares, à exceção daqueles onde existiram surtos de covid-19, o que "dá um nível de proteção adicional".

"Mas isto não implica que baixemos a guarda, antes pelo contrário", declarou, adiantando que vai prosseguir o programa de testagem regular dos trabalhadores dos lares até ao final de junho, por amostragens que abrangem, todas as semanas, um quarto dos trabalhadores, e que permitem "identificar situações de risco".

Ana Godinho afirmou que esse sistema "terá permitido evitar cerca de 840 surtos através da identificação precoce" de situações sem sintomas.

A ministra referiu ainda que, no âmbito das medidas de prevenção, vai ser reforçado o programa Adaptar + Social, que apoia as instituições na aquisição de equipamentos de proteção individual.

Questionada sobre a suspensão da aplicação da vacina da AstraZeneca, a ministra assegurou que os trabalhadores das creches integram as listas de prioridades da vacinação estabelecida para os estabelecimentos escolares, aguardando a nova definição de datas por parte da 'task force' que coordena o plano de vacinação contra a covid-19.

O Centro Social Paroquial da Azambuja tem também uma valência de lar, onde, em janeiro, surgiu um surto de covid-19.

Paulo Pires, presidente da direção desta instituição, salientou que praticamente não existiram casos nas outras valências e considerou o arranque da testagem "absolutamente essencial" para dar segurança enquanto se aguarda pela vacinação.

O presidente da Câmara Municipal da Azambuja, Luís de Sousa (PS), destacou a importância da testagem num concelho que, "desde o início, foi bastante fustigado" pela pandemia, sobretudo devido à dimensão da área da logística, onde se iniciaram os surtos da covid-19, tendo ele próprio sido contaminado.

Leia Também: Fenprof quer testes antes de começar 2.º/3.º ciclo e secundário

Recomendados para si

;
Campo obrigatório