Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Sintra mantém em funcionamento de centro de acolhimento para sem abrigo

Equipamento foi criado no ano passado, não só para garantir o confinamento de pessoas em situação de sem abrigo, mas também a sua futura integração social.

Sintra mantém em funcionamento de centro de acolhimento para sem abrigo
Notícias ao Minuto

18:27 - 16/03/21 por Notícias ao Minuto

País Sem-abrigo

O Centro de Acolhimento de Pessoas em Situação de Sem Abrigo criado em Sintra, por causa da pandemia, vai manter-se em funcionamento. A decisão surge depois de a Câmara Municipal ter aprovado, em reunião de executivo, um acordo de cooperação a celebrar com a Santa Casa da Misericórdia de Sintra, no valor de 67 mil euros.

O centro de acolhimento foi criado em abril do ano passado, por causa da pandemia, e funciona nas antigas instalações da Policia Municipal, em Ouressa.

O acolhimento neste centro, com capacidade para 32 utentes, inclui refeições, banhos, tratamento de roupa e ainda o desenvolvimento de um plano pessoal de integração.

Para o presidente da autarquia, Basílio Horta, a continuação deste projeto "permite que as pessoas em situação de sem abrigo beneficiem de estruturas de acolhimento que possibilitam não só o seu confinamento, mas também a sua integração social futura".

A gestão deste centro de acolhimento é partilhada entre a Câmara Municipal de Sintra e a Santa Casa da Misericórdia de Sintra.

Desde a sua criação, já foram acolhidos 23 utentes em situação de sem abrigo. Destes, 17 mantêm-se albergados e a receber as devidas respostas com vista à sua autonomização e integração social, três abandonaram voluntariamente o centro e dois foram afastados por violação das normas de funcionamento do equipamento.

Leia Também: Covid-19. Cascais testa pessoas em situação de sem abrigo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório