Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Alunos de engenharia pedem adiamento da desintegração dos mestrados

O presidente da Associação de Estudantes da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) pediu ao Governo o adiamento da desintegração dos mestrados integrados para o ano letivo 2022/23 devido à covid-19 e às suas "graves consequências".

Alunos de engenharia pedem adiamento da desintegração dos mestrados
Notícias ao Minuto

12:11 - 15/03/21 por Lusa

País Covid-19

Numa carta dirigida ao ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, a que a Lusa teve hoje acesso, José Araújo referiu que, quando em 2018 o Governo decidiu que os mestrados integrados em engenharia e psicologia deixariam de existir e seriam divididos em licenciatura (três anos) e mestrados (dois anos), estava "longe de imaginar" que "viveríamos hoje uma situação pandémica dramática com consequências brutais" na sociedade.

Dada a conjuntura atual e a incerteza futura, o líder da associação considerou à Lusa que este momento não é o oportuno para se concretizar uma mudança com o impacto que esta terá no percurso académico dos estudantes.

Porque, acrescentou, os alunos estão agora preocupados se têm comida até ao final da semana, dinheiro para chegar ao fim do mês e se os pais podem continuar a sustentar os seus estudos.

"É mesmo necessário provocar mais preocupações, incertezas e medo?", questionou.

Fazendo referência a um inquérito realizado pela AEFEUP à comunidade estudantil para avaliar os impactos socioeconómicos causados pela pandemia até à data, José Araújo revelou que, de entre os 1.374 inquiridos, 31% afirmam que o seu agregado familiar sofreu uma redução nos rendimentos entre 33% e 100%.

Várias dezenas de alunos tiveram de começar a trabalhar para poderem continuar os estudos e cerca de metade dos que já eram trabalhadores-estudantes perderam os seus postos de trabalho devido à pandemia, foram outras das conclusões, sublinhou.

"Para além disso, preocupa-nos que os nossos colegas admitam viver graves dificuldades financeiras, correndo o risco de ter de abandonar o ensino superior", frisou.

Já no que diz respeito aos docentes, José Araújo ressalvou que a preocupação é generalizada e já há algum tempo que se faz sentir.

A pandemia tem obrigado esta classe a adaptar-se e readaptar-se sucessivamente, por esse motivo e mediante as "diversas, inesperadas e exigentes mudanças" que o "extraordinário contexto" obriga, o presidente da associação entendeu não ser a altura certa para adicionar a esta toda a carga de trabalho que um processo de desintegração exige.

Quanto ao pessoal não docente, José Araújo alertou que é ainda uma incógnita o tempo que será necessário para proceder à alteração de todas as configurações inerentes a esta transição.

E este trabalho adicional não é compaginável com a situação de elevada instabilidade atual, mencionou.

Além da missiva dirigida ao ministro, José Araújo remeteu estas preocupações a todos os grupos parlamentares e pediu uma audiência à Comissão de Educação.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.654.089 mortos no mundo, resultantes de mais de 119,7 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 16.684 pessoas dos 814.257 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

Leia Também: Fenprof quer testes antes de começar 2.º/3.º ciclo e secundário

Recomendados para si

;
Campo obrigatório