Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Plano de desconfinamento 'arranca' amanhã. O que muda nas nossas vidas?

António Costa apresentou na semana passada o 'roteiro' que os portugueses vão seguir. São quatro as datas fundamentais mas, já esta segunda-feira, abrem, entre outros, creches e 1.º ciclo, cabeleireiros e livrarias.

Plano de desconfinamento 'arranca' amanhã. O que muda nas nossas vidas?
Notícias ao Minuto

11:36 - 14/03/21 por Notícias ao Minuto

País Covid-19

António Costa apresentou, na passada quinta-feira, o plano de desconfinamento que os portugueses vão seguir para a reabertura das atividades no âmbito da pandemia da Covid-19. Há uma calendarização com quatro datas a reter - 15 de março, 5 de abril, 19 de abril, e 3 de maio - mas, até à Páscoa, mantém-se o dever geral de confinamento como tem vigorado.

A 'missão' a "conta-gotas", como o primeiro-ministro fez questão de referir na sua comunicação - e por diversas vezes - começa já amanhã, com a reabertura das creches, pré-escolar e 1.º ciclo, mas também das lojas de comércio local de bens não essenciais para venda ao postigo e livrarias, cabeleireiros, barbeiros e manicures. Também reabre o comércio automóvel e a mediação imobiliária. 

Há, ainda, regras gerais que se mantêm durante todo o processo. O teletrabalho, sempre que possível, é uma delas. Fique ainda a saber que os horários de funcionamento ficaram estabelecidos até às 21 horas durante a semana e às 13 horas ao fim de semana e feriados (ou 19 horas para retalho alimentar). 

Fica também em vigor a proibição de circulação entre concelhos nos dias 20 e 21 de março, assim como de 26 de março a 5 de abril.

A calendarização está apresentada, mas nada garante que se cumprirá desta forma - pode ser interrompida ou mesmo parar - e está sujeita a avaliação quinzenal.

Fique com o restante plano:

A partir de 5 abril:

A partir de 19 abril:

A partir de 3 maio:

Leia Também: AO MINUTO: "Fragilização" do SNS causou mais mortes; Novo vírus?

Recomendados para si

;
Campo obrigatório