Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Madeira realiza primeiro rastreio ao cancro colorretal

A Madeira realiza o primeiro rastreio de sensibilização do cancro colorretal a partir de segunda-feira, prolongando-se até ao dia 31 de março, anunciou hoje o Serviço Regional de Saúde - SESARAM.

Madeira realiza primeiro rastreio ao cancro colorretal
Notícias ao Minuto

12:24 - 14/03/21 por Lusa

País cancro colorretal

O rastreio integra-se na Campanha de Sensibilização do Cancro Colorretal, Março Azul.

O cancro colorretal é a doença oncológica com maior incidência anual em Portugal contabilizando 10.501 casos segundo dados da Organização Mundial de Saúde em 2020, sendo a segunda causa de mortalidade por cancro no país, sucedendo ao cancro do pulmão.

"Esta ação de rastreio tem como objetivo primordial a sensibilização da população para a importância do rastreio e do diagnóstico precoce, uma vez que se trata de uma situação possível de ser prevenida e tratável, quanto mais precocemente detetada", diz a nota de imprensa do SESARAM.

A médica do Serviço de Cirurgia Geral do SESARAM, do sector colorretal, Maria Olim, é a impulsionadora desta ação de sensibilização.

Os 300 testes imunoquímicos de pesquisa de sangue oculto nas fezes, para esta campanha de sensibilização, tiveram o apoio da Europacolon Portugal.

Esta iniciativa é feita em parceria com o Núcleo Regional da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

Vários serviços do SESARAM estão envolvidos nesta iniciativa designadamente o Serviço de Cirurgia Geral; o Serviço de Patologia Clínica, o Serviço de Gastrenterologia com a realização das colonoscopias aos rastreios positivos, a Medicina Geral e Familiar nos Centros de Saúde, bem como as equipas de enfermagem.

Esta ação tem ainda a colaboração do Núcleo de Investigação Dra. Isabel Mendonça.

A campanha conta com a distribuição de materiais informativos e estando disponíveis contactos para esclarecimento adicional de dúvidas através do email rastreiocolorretal@sesaram.pt ou o número 966432214.

Leia Também: Investigadores vão "melhorar" o diagnóstico precoce do cancro gástrico

Recomendados para si

;
Campo obrigatório