Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 24º

AO MINUTO: Parques reabrem domingo; Quase 2 mil mortos no Brasil em 24h

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Parques reabrem domingo; Quase 2 mil mortos no Brasil em 24h

Portugal inicia na próxima segunda-feira, dia 15 de março, a primeira fase do desconfinamento, que se fará, de acordo com o primeiro-ministro, a "conta-gotas".

Os primeiros espaços a abrirem portas serão as creches, o ensino pré-escolar e o 1.º ciclo, os cabeleireiros, manicures, livrarias e vendas ao postigo. Foi dada 'luz verde' também às viagens ao estrangeiro.

O plano de desconfinamento segue assim por fases, até dia 3 de maio, se tudo correr bem.

Para isso, muito se tem falado da importância dos testes e do sucesso da vacinação. A partir de hoje, os portugueses poderão comprar testes rápidos, sem receita médica, nas farmácias.

Já quanto à imunização, uma notícia menos positiva. Na Madeira, 140 pessoas contraíram o vírus depois de terem sido vacinadas contra a Covid-19.

Pode consultar, também, nestes mapas interativos a evolução da pandemia de coronavírus em Portugal e no mundo

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

00h00 - Termina aqui o registo deste sábado. De manhã publicaremos um novo artigo no qual vai poder continuar a acompanhar os principais desenvolvimentos da pandemia em Portugal e no mundo. E, não se esqueça: se sentir sintomas relacionados com o coronavírus ligue para a Linha SNS24 - 808 24 24 24.

23h34 - Nunca é de mais lembrar. O Serviço Nacional de Saúde (SNS) recordou este sábado que "travar a transmissão do Coronavírus depende de cada um de nós". "O controle da pandemia depende da responsabilidade individual", pode ler-se numa nota partilhada nas redes sociais. 

Relembre as 5 regras "que podem fazer a diferença na transmissão do vírus": 

23h18 - O Brasil reportou mais 1.997 mortos e 76.178 novos casos de Covid-19, informou este sábado o Ministério da Saúde do país. No total, o Brasil regista, desde o início da pandemia, 277.102 óbitos e 11,439.558 infetados com o novo coronavírus. 

22h50 - Mais de 100 milhões de pessoas já receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19 nos Estados Unidos, de acordo dados divulgados hoje pelas autoridades de saúde do país, citadas pelos órgãos de comunicação. 

No total, cerca de 10,5% da população norte-americana já recebeu ambas as doses da vacina contra o novo vírus. 

22h21 - O secretário-geral do Sindicato Independente dos Médicos (SIM) acusou hoje o Governo de fazer propaganda com a vacinação contra a covid-19, afirmando que há muitas pessoas que estão na primeira linha de combate à pandemia que não foram vacinadas.

"Não adianta e é totalmente inqualificável esta atitude de dizer que se vai vacinar os senhores professores - que aliás [somos] totalmente de acordo quanto a essa matéria - quando se sabe que muitas das pessoas que estão na primeira linha ainda nem sequer foram vacinadas", disse o secretário-geral do SIM, Jorge Roque da Cunha.

22h08 - A África do Sul registou mais 82 mortos e 1.541 novos casos de Covid-19, informou este sábado o Ministério da Saúde do país. No total, a África do Sul já conta, em termos cumulativos, com 51.261 óbitos e 1,528.414 contágios. 

21h20 - O fotógrafo italiano Giovanni Gastel, famoso e admirado internacionalmente pelas suas fotografias das grandes casas de moda, morreu hoje aos 65 anos, na sequência de uma infeção pelo novo coronavírus, noticiaram hoje os media italianos.

Notícias ao Minuto Giovanni Gastel, na estreia da sua exposição, no MAXXI Museum, em Roma, no dia 14 de setembro de 2020. © Getty Images

20h33 - A Madeira tem hoje mais 30 novos casos de Covid-19, um dos quais importado de França e 29 de transmissão local e mais 40 recuperados, diz o boletim da Direção Regional de Saúde (DRS).

19h52 - O responsável pela gestão da pandemia em Itália, o militar Paolo Figliuolo, fixou como objetivo aumentar o ritmo da taxa de vacinação no país para 500 mil doses diárias e ter 80% da população vacinada até setembro.

19h47 - A permanência em parques e bancos de jardim volta a ser permitida, a partir de segunda-feira, embora as autarquias tenham o poder de o proibir, de acordo com o decreto-lei que regulamenta o novo Estado de Emergência.

19h44 - Cabo Verde registou mais uma morte provocada pela Covid-19 na cidade da Praia, elevando para 156 o total de óbitos associados à doença no país, que contabilizou mais 49 infetados, informou hoje o Ministério da Saúde.

19h43 - O Ministério da Saúde de Moçambique anunciou hoje três mortes por Covid-19 e 292 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o boletim de atualização diária sobre a pandemia.

19h32 - A dirigente do Movimento Democrático de Mulheres Sandra Benfica considerou hoje que a pandemia "não trouxe nada de novo" relativamente às "péssimas condições de vida" das mulheres, que já existiam antes, mas agravou-as.

"Neste período não aconteceu nada de novo, as discriminações, as desigualdades, as péssimas condições de vida e violência contra as mulheres já existiam antes, o que a pandemia fez foi torná-las mais evidentes e agravá-las, isso significa que é preciso uma tomada de consciência de que não podemos retroceder", disse a dirigente em declarações à Lusa no final da Manifestação Nacional de Mulheres, que decorreu esta tarde na Praça dos Restauradores, em Lisboa.

19h29 - O presidente da Câmara Municipal da Guarda, Carlos Chaves Monteiro, testou positivo para o novo coronavírus, mas está "sem sintomas" e "recolhido desde sexta-feira", informou hoje a autarquia.

19h24 - Angola registou mais 58 casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, bem como uma morte associada à doença e 13 pessoas recuperadas, segundo o boletim epidemiológico da Direção Nacional de Saúde Pública.

19h10 - A Áustria, a República Checa, a Eslovénia, a Bulgária e a Letónia pediram uma reunião "o mais rápido possível" entre os 27 da União Europeia (UE) sobre as disparidades na distribuição de vacinas, de acordo com uma carta hoje publicada.

Na missiva, os cinco países afirmam que "as entregas das doses de vacinas pelos laboratórios farmacêuticos aos vários Estados-membros da UE não são efetuadas de forma justa".

19h01 - O Governo Colombiano confirmou este sábado a primeira vítima mortal associada à variante brasileira do novo coronavírus no país, informa o The Guardian. Na Colômbia estão suspensos todos os voos de e para o Brasil numa tentativa de travar a disseminação desta variante. 

18h46 - A Proteção Civil italiana notificou este sábado o registo de mais 317 óbitos devido à Covid-19 referentes às últimas 24 horas, numa descida em relação à véspera (380). As autoridades notificam ainda 26.062 novos casos de infeção por novo coronavírus, também numa descida em relação ao dia anterior (26.824).

18h25 - O Reino Unido reportou este sábado mais 121 mortes associadas à Covid-19, uma descida em relação ao dia anterior (175), e 5.534 novos casos de contágio, que constitui também uma descida em relação à véspera (6.609).

O Reino Unido contabiliza, neste momento, mais de 4,2 milhões de casos acumulados e mais de 125 mil óbitos associados à doença.

17h52 - O vice-presidente do Governo Regional da Madeira, Pedro Calado, admitiu hoje que, depois da Páscoa, poderá existir algum retomar das atividades culturais, se a pandemia de Covid-19 "estiver controlada".

17h31 - Protestos contra as restrições anti-Covid-19 juntaram hoje milhares de pessoas em várias cidades da Alemanha, apesar de as autoridades sanitárias alertarem para o risco de contágio e eventual novo surto, segundo a agência AFP.

  Notícias ao Minuto Manifestação, este sábado, em Berlim© Reuters  

17h17 - A pandemia de Covid-19 obrigou instituições culturais do país a descobrirem 'refúgio' na Internet, para continuarem a oferecer uma programação artística e, mesmo desejando contacto com o público e o regresso aos espaços, a solução digital veio para ficar.

16h46 - O bastonário da Ordem dos Médicos (OM), Miguel Guimarães, reiterou hoje a necessidade de uma simplificação do plano nacional de vacinação contra a Covid-19 e defendeu que a idade deve ser o critério predominante.

"Vacinar por doença não é eficaz", declarou Miguel Guimarães aos jornalistas, em Coimbra.

16h25 - Após o lançamento do calendário de desconfinamento, o Governo alertou, este sábado, que é necessário que a população continue a cumprir as regras de prevenção contra a Covid-19 - "distanciamento físico, higiene das mãos e uso da máscara" - para garantir o sucesso do plano. 

15h56 - O ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva recebeu a primeira dose da vacina contra Covid-19 na manhã deste sábado, numa estação de vacinação drive-thru em São Bernardo do Campo, cidade em que reside, no estado de São Paulo. 

Lula tem 75 anos e a vacinação de idosos nessa faixa etária - entre 75 e 76 anos - começou neste sábado naquele município.

15h48 - A Tunísia lançou hoje, com um mês de atraso, a sua campanha de vacinação contra o novo coronavírus, começando pelos profissionais de saúde, na primeira linha da luta contra a pandemia de Covid-19.

Notícias ao Minuto Enfermeira recebe vacina contra a Covid-19, em Tunes, na Tunísia. © Reuters

15h32 - Os curadores da representação portuguesa na Bienal de Veneza de Arquitetura estão convictos de que a pandemia vai mudar o centro da reflexão da arquitetura, sobretudo na valorização do espaço público, e consideram-na uma oportunidade para identificar problemas e soluções.

15h29 - As camas de medicina intensiva que existiam no início da pandemia devem estar libertadas da atividade associada à Covid-19 e nas que abriram depois a sua ocupação deve ser inferior a 85% para garantir uma resposta a esta doença.

A medida faz parte do estudo 'Linhas vermelhas - Epidemia de infeção por SARS-CoV-2/covid-19', um documento hoje divulgado, que apoiou o Governo no plano de desconfinamento, realizado por peritos da Direção-Geral da Saúde, do Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge, da Escola Nacional de Saúde Pública, das faculdades de Ciências da Universidade de Lisboa e do Porto e da Comissão de Acompanhamento da Resposta Nacional em Medicina Intensiva para a Covid-19

15h18 - Os Açores registam hoje 20 novos casos de infeção pelo novo coronavírus que provoca a doença Covid-19, todos na ilha de São Miguel, aumentando para 87 o número de casos ativos na região.

14h37 - O Ministério dos Transportes britânico recusou confirmar, mas também não desmentiu, a notícia de que Portugal vai ser retirado da "lista vermelha" de países cujos viajantes estão sujeitos a quarentena em hotéis no Reino Unido. 

14h22 - A morte de seis doentes infetados com Covid-19 num hospital perto de Amã, após uma falha no fornecimento de oxigénio, levou hoje à demissão do ministro da Saúde da Jordânia, informou a agência AFP.

14h06 - Portugal somou, nas últimas 24 horas, mais 564 novos casos e 19 mortes relacionados com a Covid-19, indica o boletim epidemiológico da DGS divulgado este sábado. No total, o país regista 813.716 infetados e 16.669 óbitos.

O relatório deste sábado dá ainda conta de uma ótima notícia. O número de recuperados da doença é de 6.489, em apenas 24h, aumentando o número de sobreviventes à Covid-19 para 756.259

13h52 - Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, assinou hoje o decreto do Governo que aprova as medidas de execução do Estado de Emergência e o plano de desconfinamento do país.

13h41 - O INEM recordou, este sábado, a ativação da Sala de Situação Nacional do Instituto, faz hoje um ano. "365 dias depois, este recurso do INEM reservado a situações especiais continua ativo", revela o Instituo no Twitter.

13h27 - A Índia registou cerca de 25 mil novas infeções por coronavírus nas últimas 24 horas, o maior número de contágios diários registados este ano no país. O país disputa agora com o Brasil o segundo lugar na tabela dos países com maior número de infeções por Covid-19, cada um deles com mais de 11 milhões de casos. Apenas os Estados Unidos registam números superiores.

13h11 - A pandemia provocada pelo novo coronavírus já fez pelo menos 2.640.635 mortos em todo o mundo desde que foi notificado o primeiro caso na China, segundo o balanço diário da agência France-Presse.

12h43 - A pandemia provocada pelo novo coronavírus já fez pelo menos 2.640.635 mortos em todo o mundo desde que foi notificado o primeiro caso na China, segundo o balanço diário da agência France-Presse.

12h25 - A taxa de ocupação dos hospitais na Cisjordânia ocupada ultrapassou os 100% devido ao aumento acentuado de casos de Covid-19, anunciou hoje o Ministério da Saúde da Autoridade Nacional Palestiniana (ANP).

12h18 - Mais de 90% dos chilenos voltam hoje ao confinamento, parcial ou total, quando, paradoxalmente, o país bate recordes diários de vacinação numa campanha que faz do Chile, depois de Israel, o segundo país com mais vacinas aplicadas mundialmente.

12h08 - A China prevê vacinar contra a Covid-19 70 a 80% da população até ao fim de 2021 ou meados de 2022, atingindo a imunidade de grupo, afirmou hoje o responsável pelo Centro para o Controlo de Doenças chinês.

11h51 - O primeiro-ministro francês, Jean Castex, criticou hoje os laboratórios pelos atrasos na entrega de vacinas contra a Covid-19, enquanto hospitais da populosa região de Paris começaram a transferir pacientes para outras zonas do país.

11h36 - O Bloco de Esquerda (BE) apresentou hoje um anteprojeto para proteção do teletrabalho, diploma em que se considera assédio laboral a violação reiterada de contactos fora do horário de trabalho e em que se alargam os acordos coletivos.

11h07 - A PSP de Braga aplicou 30 multas a proprietários e clientes de padaria e de restaurante, em Famalicão, assim como a pessoas que circulavam sem máscara e sem respeitar as regras de recolhimento domiciliário obrigatório.

10h56 - A Associação Empresarial de Portugal (AEP) considerou hoje insuficientes as medidas de apoio às empresas e ao emprego, anunciadas na sexta-feira pelo Governo, e defendeu a antecipação das verbas da 'bazuca' europeia, para apoiar a economia.

10h46 - A Alemanha registou 239 mortes por Covid-19 e 12.674 novos casos de contágio nas últimas 24 horas, segundo os dados do Instituto Robert Koch (RKI), tendo a incidência acumulada de infeções aumentado na última semana.

10h32 - Mais de 3,4 milhões de máscaras, avaliadas em mais de meio milhão de euros, foram apreendidas na zona norte do País na sequência de diversas ações de fiscalização da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE).

10h15 - O Grupo AstraZeneca anunciou hoje novos atrasos na entrega da sua vacina contra a Covid-19 à União Europeia, invocando restrições à exportação. Perante as dificuldades de produção, o grupo decidiu utilizar as suas unidades de produção fora da União Europeia, mas "infelizmente, as restrições à exportação vão reduzir as entregas no primeiro trimestre" e "provavelmente" no segundo, segundo um porta-voz do grupo citado pela agência France Presse.

09h55 - A Direção-Geral da Saúde (DGS) e a Infarmed asseguram que os lotes da vacina da AstraZeneca contra a Covid-19, suspensos em vários países por suspeita de estarem relacionados com eventos tromboembólicos, "não foram distribuídos para Portugal".

09h45 - O Governo brasileiro não tem, para já, pedidos de companhias brasileiras para a realização de voos extraordinários com Portugal para que cidadãos brasileiros e portugueses regressem aos seus países, disse à Lusa fonte do Ministério das Relações Exteriores do Brasil (MRE).

09h21 - Chegaram esta madrugada à Jordânia as primeiras 144 mil vacinas contra a Covid-19 do país. O momento foi registado e partilhado no Twitter pelas autoridades locais.

09h17- A Rússia registou, nas últimas 24 horas, 475 mortes por coronavírus e quase 10 mil novos casos. De acordo com as autoridades russas, no último dia, foram detetados 9.908 novos casos, o que totaliza 4.380.525 infeções desde o início da pandemia. Já o número de óbitos é agora de 91.695, no total.

09h00 - Porque nunca é de mais relembrar. Se tiver tosse, febre, falta de ar, dificuldade respiratória, perda ou diminuição de olfato e paladar mantenha-se em autoisolamento e ligue SNS24.

08h32 - O escândalo da venda de máscaras, que envolveu dois deputados da União Democrata-Cristã (CDU) e do partido irmão na Baviera, a CSU, vai ter um "impacto negativo" para o partido de Merkel nas eleições regionais deste domingo. Perceba a história aqui

08h09 - Portugal vai ser retirado da 'lista vermelha' de países cujos viajantes estão sujeitos a quarentena em hotéis no Reino Unido, sendo o anúncio oficial esperado na segunda-feira, noticia hoje o jornal Daily Telegraph.

08h07 - O público português tem tido uma adesão "cada vez maior" à apresentação via Internet de espetáculos culturais, uma tendência importante face às "quebras acentuadas" de bilhetes vendidos, revelaram à agência Lusa responsáveis de duas das principais bilheteiras 'online'.

08h00 - Uma mãe infetada com Covid-19 deu à luz dois meninos gémeos, sem a doença, na ilha de São Miguel, nos Açores. De acordo com o hospital onde ocorreu o parto, tanto a mulher como os filhos estão bem e saudáveis.

07h50 - As farmácias e os locais de venda de medicamentos não sujeitos a receita médica vendem a partir de hoje testes rápidos de antigénio para deteção do SARS-CoV-2.

07h41 - As escolas estão fechadas há mais de um mês e as aulas são em casa, mas para as famílias mais carenciadas, algumas com a situação financeira agravada pela pandemia de Covid-19, as refeições da cantina são uma "ajuda valiosa".

07h33 - Timor-Leste está a viver a pior semana da pandemia da Covid-19 desde que começou há um ano, com o maior número de casos ativos (76) e pelo menos 14 focos da doença em Díli.

07h27- Os Estados Unidos registaram 1.760 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas e 130.115 novos casos, de acordo com a contagem independente da Universidade Johns Hopkins.

07h19 - A Comissão de Saúde da China anunciou hoje que foram diagnosticados sete casos do novo coronavírus nas últimas 24 horas, todos importados.

07h10 - Cerca de 140 pessoas contraíram Covid-19 na Madeira depois de vacinadas, indicou hoje o Serviço de Saúde da região autónoma (Sesaram), sublinhando que o medicamento mais eficaz contra o SARS-CoV-2 é a prevenção.

07h05 - O BE quer clarificar na lei o princípio de que é o empregador quem paga as despesas com o teletrabalho, desde os instrumentos necessários aos custos com telecomunicações, energia ou água, uma das propostas para maior proteção dos trabalhadores.

07h01 - O México registou 709 mortes provocadas por covid-19 e 6.743 infeções nas últimas 24 horas, informaram na quinta-feira as autoridades mexicanas.

07h00 - Bom dia ! Damos agora início ao acompanhamento diário à Covid-19. Pode recordar os acontecimentos anteriores aqui.

Leia Também: AO MINUTO: Nova estirpe mais contagiosa no Brasil. Corvo faz história

Recomendados para si

;
Campo obrigatório