Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Alemanha reabre portas a Portugal. LVT, Madeira e Algarve são de "risco"

Decisão, com efeitos a partir do próximo domingo, "põe fim à proibição de transporte que impedia o transporte de pessoas a partir do nosso país", anuncia o Ministério dos Negócios Estrangeiros esta sexta-feira. Há, no entanto, diferenças entre regiões.

Alemanha reabre portas a Portugal. LVT, Madeira e Algarve são de "risco"
Notícias ao Minuto

18:04 - 12/03/21 por Melissa Lopes

País Pandemia

O Ministério dos Negócios Estrangeiros anunciou esta sexta-feira que a Alemanha retirou Portugal da lista de "países com elevada incidência de mutações do coronavírus", uma decisão que tem efeitos a partir de domingo, dia 14 de março. 

Com esta decisão, acaba a proibição de transporte que impedia o transporte de pessoas a partir de Portugal para a Alemanha. 

Em comunicado, a tutela detalha que a partir do próximo domingo, Açores, Alentejo, Centro e Norte passam a ser regiões  consideradas pelas autoridades alemãs como "livres de risco".

Já as regiões da Madeira, Lisboa e Vale do Tejo e Algarve passam a ser classificadas como "de risco". Assim, "quem, com origem nestas regiões, viajar para a Alemanha, terá de apresentar prova de um teste negativo ao coronavírus durante as primeiras 48 horas após a entrada em território alemão e cumprir quarentena, nos termos próprios do Regulamento de cada Land", esclarece o Executivo. 

O ministério tutelado por Augusto Santos Silva refere ainda que estas exigências "não se aplicam a quem, em proveniência daquelas regiões, apenas transite pela Alemanha, com destino a outro país". 

Alemanha proibia a entrada a passageiros oriundos de Portugal, desde 30 de janeiro, por constar numa lista em que também estão incluídos países como a Eslováquia ou a região austríaca de Tirol, e que engloba as zonas chamadas 'zonas com variantes de Covid-19'.

Segundo o site da agência aérea alemã Lufthansa, só os indivíduos com a nacionalidade alemã ou com uma cartão de residência no país podem entrar na Alemanha, caso viagem de uma destas zonas.

Leia Também: AO MINUTO: Alemanha reabre portas a Portugal. OMS dá ok a mais uma vacina

Recomendados para si

;
Campo obrigatório