Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Smishing. GNR alerta para novo método de burla e deixa conselhos

Guarda Nacional Republicana usou as redes sociais para avisar os portugueses. Tratam-se de mensagens de texto em nome de "empresas conhecidas" que levam a uma página falsa.

Smishing. GNR alerta para novo método de burla e deixa conselhos
Notícias ao Minuto

15:11 - 12/03/21 por Notícias ao Minuto

País Burla

Sabe o que é o smishing? Trata-se de um novo método de burla onde os criminosos, através de mensagem de texto, pedem às vítimas para clicarem num link de modo a 'reativarem' uma conta. A Guarda Nacional Republicana (GNR) publicou um aviso nas redes sociais e deixou conselhos para evitar que 'caia' no engodo. 

De acordo com a autoridade, "a mensagem de texto pede, normalmente, para clicar num link de modo a 'verificar', 'atualizar', ou 'reativar' a sua conta. Mas… o link leva a uma página falsa".

Para que fique atento, saiba que estas são enviadas em nome de "empresas conhecidas, geralmente de comercializadoras de energia, de operadores de telecomunicações e de empresas de entrega de encomendas".

O que fazer?

Deste modo, a GNR aconselha a que, caso receba - ou suspeite ter recebido - uma destas mensagens, "não responda ou forneça quaisquer dados pessoais, mesmo que pareçam enviados por empresas fidedignas"

Não deve ainda carregar "em links, anexos ou imagens que receba em mensagens de texto não solicitadas, sem verificar o remetente" e "desconfie de mensagens com endereços estranhos, números de telefone estrangeiros ou português incorreto"

Outro factor importante que terá de ter em atenção, indica a GNR, passa por "não deixar que o apressem". "Verifique calmamente tudo o que precisa antes de responder".

Não efetue "pagamentos de faturas que desconhece" ou "forneça dados de pagamento para encomendas que não realizou", mesmo que estas "pareçam enviados por empresas idóneas", assim como não deve responder a mensagens de texto que "lhe peçam o PIN, passwords de acesso ao banco ou outros códigos de segurança". 

Por fim, a autoridade indica que "se acha que respondeu a uma mensagem de smishing, indicando dados bancários", deve de imediato contactar o seu banco

Leia Também: Burlas no OLX via MB Way. "Em 10 minutos recebi seis chamadas suspeitas"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório