Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 12º MÁX 24º

Comprar porco preto... 'por lebre'

Os criadores de suínos do Alentejo e Algarve criticam o Governo por ainda não ter avançado com uma norma que estabeleça critérios da rotulagem de produtos derivados do porco preto alentejano. Em causa está o facto de os consumidores serem enganados ao comprarem carne de qualidade inferior, indica o Público.

Comprar porco preto... 'por lebre'
Notícias ao Minuto

08:01 - 07/02/14 por Notícias Ao Minuto

País Reclamações

Carne de falso porco preto é vendida no país, ludibriando os consumidores, porque não foram ainda implantadas normas para critérios de rotulagem de produtos deste suíno.

O presidente da Associação Nacional dos Criadores do Porco Preto Alentejano, Luís Bulhão Martins, frisou que esta é a única forma de acabar com “a concorrência desleal e enganosa que afeta sobretudo o consumidor”.

A carne de porco preto alentejano está praticamente arredada do mercado nacional por causa da concorrência espanhola, e com o facto de existir uma redução significativa de explorações em Portugal e em Espanha a suspeita agravou-se.

O presidente da Associação de Criadores de Porco Alentejano, Nuno Faustino, que partilha da mesma opinião, adiantou que este suíno típico está a ser substituído por um produto barato, de qualidade inferior, que dizem ser porco preto, mas nada tem a ver, e não dá hipóteses à produção alentejana de chegar ao mercado”.

Já Bulhão Martins sublinha que só a regulamentação devida e uma relação comercial com os produtores espanhóis baseada em regras previamente estabelecidas “podem travar a atividade das pessoas que adulteram as condições de produção para ganhar uma margem de rentabilidade que não lhe é devida”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório